11 de novembro de 2020

CIMAA e Municípios do Alto Alentejo preparam criação dos Gabinetes de Apoio aos Emigrantes (GAE)


A CIMAA participou no passado dia 5 de Novembro numa reunião por teleconferência com a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes. O encontro, que reuniu diversos presidentes de Câmara dos 15 concelhos da CIMAA, teve como objetivo a criação na região dos Gabinetes de Apoio aos Emigrantes (GAE).
Os GAE resultam de Acordos de Cooperação entre a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP) e as Câmaras Municipais e prestar apoio aos cidadãos portugueses que estão emigrados, aos que regressam a Portugal e aos que pretendam iniciar um processo migratório.
Desta reunião resultou a preparação dos protocolos de constituição dos Gabinetes de Apoio aos Emigrantes com as Câmaras Municipais da região do Alto Alentejo que serão assinados em cerimónia pública assim que for oportuno, atendendo à atual situação pandémica.
Alto Alentejo oferece excelentes oportunidades para acolher 
a diáspora portuguesa e os seus investimentos
O Alto Alentejo oferece excelentes oportunidades para acolher a diáspora portuguesa e o seu investimento. Recentemente foi tornado público que o CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto e a Desaer irão desenvolver a primeira aeronave portuguesa, entre Évora, Beja e Ponte de Sôr. Também a nova empresa de satélites do espaço, a Magellan Orbital, terá a sua sede aqui, fruto do investimento do Estado Português, através da IdD – Portugal Defence, e de privados (CEiiA, Efacec, Omnidea, e Tekever).
Por outro lado, ao nível das infraestruturas, avançam as obras do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de fins múltiplos do Crato - barragem do Pisão, e está prevista conclusão do IC9, que fará a ligação de Abrantes a Ponte de Sôr, e que inclui a construção de uma nova travessia sobre o rio Tejo. © NCV

Sem comentários: