22 de novembro de 2020

Ferramenta digital facilita acesso às respostas sociais: implementação do projeto +RESILIENT no Alentejo

Tendo a RCDI como parceiro responsável pela implementação do projeto em Portugal e a CCDR Alentejo como parceiro associado, prossegue a implementação do projeto +RESILIENT no Alentejo.
A terceira Reunião Transnacional do +RESILIENT decorreu em 15 e 16 de Outubro em Roma, Itália, marcou a conclusão do Módulo 1 e o arranque do Módulo 2 do projeto, em que se destaca a realização de ações-piloto, em cada uma das regiões participantes.
No Alentejo, a RCDI-RCDI - Rede de Competências para o Desenvolvimento e a Inovação vai desenvolver, em colaboração com os stakeholders do +RESILIENT, o protótipo para uma ferramenta digital, que se destina a facilitar o acesso às respostas sociais, agilizando a pesquisa e contacto dos utilizadores com os prestadores de serviços sociais, públicos e privados.
Melhoria das políticas e práticas do sector social
O +RESILIENT é um projeto europeu de cooperação transnacional que pretende promover a melhoria das políticas e práticas do sector social, combinando inovação social e inovação digital e contribuindo para o reforço da capacidade dos atores públicos e privados deste sector. O projeto é co-financiado pelo Programa INTERREG – MED e está a ser desenvolvido por uma parceria de 14 instituições de 8 países da Região do Mediterrâneo, contando ainda com 12 parceiros associados.
Envolve entidades públicas e privadas da região
Envolvendo diretamente um grupo de entidades públicas e privadas da região do Alentejo, o projeto contribuiu, numa primeira fase, para a identificação de necessidades ao nível da inovação e das competências digitais das organizações que operam no sector social. Apesar das limitações impostas pela pandemia, a implementação do projeto em Portugal tem prosseguido a bom ritmo, recorrendo desde Março deste ano à interação virtual com as entidades diretamente envolvidas. © NCV

Sem comentários: