Foto © Arquivo-Vera Esteves/NCV |
Em Castelo de Vide a tradição da festa do Dia de Todos os Santos, que a Igreja Católica celebra em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não designada por “festum omnium sanctorum” a 1 de Novembro.
As crianças reúnem-se em pequenos grupos logo pela manhã, apetrechados com bolsas vão pedir os santos e alguns ainda cantam a seguinte canção:
“Senhora dê-me dos Santos,
Pela alma dos seus defuntos,
Que lá estarão na Santa Cruz,
Para sempre Ámen Jesus!”
Faz parte da tradição as crianças pedirem os “santinhos”, mas geralmente recebem apenas dinheiro ou guloseimas. Antigamente recebiam outros presentes entre os quais se contavam maçãs, romãs, castanhas, bolos, etc..
Em muitas casas, principalmente no campo, a mesa está habitualmente posta com belos petiscos e os mais velhinhos bebem licores e geralmente são oferecidos oferecem-se frutos secos.
Por outro lado, e para além de assistir à missa era habitual comer ao almoço um prato de papas de milho, com açúcar com mel ou com leite. E ao final do dia realizavam-se alguns bailes.
Póvoa e Meadas recomendada "atitude de responsabilidade social"
Este ano esta tradição "será vivida diferentes e difíceis tempos devido ao surto epidemiológico causado pela Covid-19", o que levou o executivo da Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas a apelar a uma "atitude de responsabilidade social" através do cumprimento de um conjunto de recomendações, a saber:
1. Circule na rua em grupos pequenos, preferencialmente do mesmo núcleo familiar;
2. Não integre aglomerados;
3. Use máscara em todos os espaços interior e exterior e adote as medidas de etiqueta respiratória;
4. Higienize frequentemente as mãos;
5. As ofertas devem estar devidamente acondicionadas;
6. Mantenha as ofertas de quarentena durante 3-4 dias;
7. A entrega deve proceder-se em espaço exterior;
8. Garanta o distanciamento social, evitando o contacto físico;
9. Higienize regularmente a maçaneta da porta/portão e da campainha. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário