3 de janeiro de 2021

Adiada instalação do “Herbário Garcia d'Orta” no Parque de Esculturas de Marvão

Projeto do conjunto escultórico de Maria Leal da Costa.
O Grupo de Amigos de Castelo de Vide tornou público que o projeto associativoGarcia d' Orta - "Entre Diálogos" se vai prolongar no tempo, mas com dinâmicas mais espaçadas”.
Trata-se de uma referência ao “Herbário Garcia d'Orta” um conjunto escultórico de Maria Leal da Costa que será instalado no Alentejo Sculpture Park - Parque de Esculturas de Marvão.
De acordo com uma comunicação da própria Maria Leal da Costa, também divulgada agora pelo Grupo de Amigos de Castelo de Vide e que a seguir se publica na íntegra, “não será possível completar este conjunto escultórico num curto espaço de tempo, devido aos momentos financeiramente muito difíceis que estamos a atravessar, teremos por isso de esperar por uma retoma económica da atividade turística e cultural”. © NCV
Projeto do conjunto escultórico de Maria Leal da Costa.

“Herbário Garcia D'Orta- Memória de um projeto adiado”
“Integrado no programa do projeto vencedor do Orçamento Participativo de Portugal em 2017, “Entre Diálogos - Evocação dos 450 anos da morte de Garcia d’ Orta”, a realização da escultura “Herbário de Garcia de Orta”, no Alentejo Sculpture Park | Parque de Esculturas de Marvão, pretende prestar tributo à pessoa ímpar de Garcia de Orta como botânico, estabelecendo uma ponte de diálogos com a escultura “Colóquio dos Simples” em Castelo de Vide, sua terra natal, onde o seu papel de médico e investigador foi realçado.
Neste trabalho optei novamente pela presença de painéis em aço oxidado com 2 metros de altura e 1 metro de largura, lembrando grandes páginas de um livro, como cenário onde se desenrola um imaginário de plantas exóticas, em aço e mármore de Estremoz, fazendo-nos participantes numa descoberta de formas e surpresas incomuns.
A implantação da sua estrutura espacial, partiu da ideia de permitir uma interação entre o observador e a peça, facilitando uma fruição como se percorrêssemos uma exposição sem princípio nem fim. Posteriormente adicionei uma mensagem com referência histórica, baseada na geometria da Estrela de David que, não sendo explícita, está presente de forma simbólica. A escolha da sua localização dentro do parque de esculturas também teve a preocupação de integrar este conjunto escultórico na natureza que o envolve, tendo em conta as orientações solares que permitirão a projeção dinâmica de sombras, assim como o aproveitamento de uma nascente de água natural, para a qual desenhei uma fonte, em forma de flor, aludindo à fonte de conhecimento, a qual inicia o momento.
Infelizmente, em Março de 2020 devido às razões que todos conhecemos, a execução deste conjunto escultórico teve de ser interrompida, encontrando-se apenas construída a fonte e a preparação do terreno para a implantação da peça, também os elementos em aço e pedra estão executados necessitando agora de serem montados no local. Sendo o investimento desta iniciativa da minha responsabilidade e da empresa QB Art/Quinta do Barrieiro, não será possível completar este conjunto escultórico num curto espaço de tempo, devido aos momentos financeiramente muito difíceis que estamos a atravessar, teremos por isso de esperar por uma retoma económica da atividade turística e cultural”.
Maria Leal da Costa

Sem comentários: