4 de janeiro de 2021

CIMAA assinou acordo com Ecoxperience para recolha e valorização de óleos alimentares usados

Clicar na imagem para ampliar.
A CIMAA assinou um acordo de colaboração com a empresa Ecoxperience (fundada em Coimbra em 2016) para a recolha e valorização de OAU (Óleos Alimentares Usados) produzidos nos concelhos de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteiras, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sôr, Portalegre e Sousel.
Fica assim garantido na região este “serviço público de recolha (...) essencial ao bem geral, à saúde pública, à segurança coletiva das populações e à proteção do ambiente”.
A legislação em vigor concede especial enfoque à recolha de OAU no sector doméstico, atribuindo ao mesmo tempo um papel de relevo aos municípios e estabelecendo metas concretas para a constituição de redes municipais de recolha seletiva, este acordo vem permitir à CIMAA e aos 15 Municípios abrangidos cumprir todos os objetivos assumidos nesta área.
190 oleões disponíveis nos 15 Concelhos
Recorda-se que a CIMAA tem já implementada em todos os seus concelhos uma infraestrutura para a deposição dos OAU provenientes do sector doméstico, sendo esta rede de recolha seletiva constituída por 190 oleões de rua colocados à disposição dos munícipes.
Paralelamente, a Ecoxperience, que possui tecnologia para valorização de OAU em diversos detergentes ecológicos servindo-se dos princípios da economia circular, vai efetuar a manutenção e limpeza dos oleões já existentes e instalados em todos os Municípios que integram a CIMAA, de forma a garantir o bom funcionamento do sistema de recolha seletiva de OAU, um compromisso que inclui a reparação, manutenção e aquisição dos oleões. © NCV

Sem comentários: