15 de janeiro de 2021

Consultadas 3 empresas para a obra de “enquadramento paisagístico” do "Meio Baluarte do Curral” (São Tiago)

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide determinou que se proceda à abertura do necessário procedimento com vista à execução da empreitada de “Enquadramento Paisagístico do Meio Baluarte do Curral”. O autarca pretende que a obra, que deverá custar 161 295,77 euros, se inicie na parte inicial deste ano.
O despacho datado de 12 de Janeiro adianta que se consultem para o efeito as seguintes empresas: Multiquatro – Sociedade de Construções, Lda (Portalegre), Damião & Belo Lda. (Portalegre) e Senpapor – Construções e Obras Públicas, Lda. (Parede).
Recorda-se que este espaço fora adquirido pela Câmara Municipal à Fábrica da Igreja inicialmente “com o propósito inicial de ali se criar uma “bolsa de estacionamento que descongestionasse o estacionamento na Rua 8 de Infantaria”.
A intervenção agora prevista pretende criar um “espaço contemplativo, como se de uma enorme varanda com vista para a serra se tratasse”, e vai “determinar a demolição de construções recentes libertando as muralhas de elementos dissonantes”.
Pequeno anfiteatro e vários elementos escultóricos
“Para além de um pequeno anfiteatro destinado à realização de pequenos concertos e outros espetáculos mais intimistas, este espaço contará também com vários elementos escultóricos, pretendendo-se afirmar esta zona da vila menos turística com mais motivos atrativos”.
Projeto e esculturas oferecidas por António Mira
O NCV está em condições de adiantar a informação de que estes elementos serão obras da autoria do escultor António Mira, residente em Castelo de Vide e autor da Pedra da Memória, que se encontra na Praça D. Pedro V. 
Tal como já fez relativamente ao próprio projeto para o local, o escultor oferece estas obras ao Município de Castelo de Vide, cabendo à Câmara Municipal apenas arcar com os custos técnicos e de produção das mesmas. © NCV

Sem comentários: