24 de fevereiro de 2021

Assembleia Municipal aprovou voto de pesar pelas mortes Covid-19 e moção de reconhecimento público aos trabalhadores e dirigentes das IPSS do concelho

Na sua reunião ordinária da passada sexta-feira, dia 19 de Fevereiro, a Assembleia Municipal de Castelo de Vide aprovou por unanimidade, por iniciativa do Grupo Municipal do Partido Socialista, um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pelo COVID-19 no concelho de Castelo de Vide e uma moção de reconhecimento público aos trabalhadores e dirigentes das IPSS do concelho.
O voto de pesar endereça ainda “solidariamente, aos familiares enlutados a expressão das mais sinceras condolências” e destaca “entre eles, o Senhor José de Alegria Rouqueiro, vereador da Câmara Municipal de Castelo de Vide na década de 80”.
“Castelo de Vide e Póvoa e Meadas ficam mais pobres sempre que perdemos um conterrâneo, por isso, não queremos igualmente descurar as mortes provocadas por outras patologias”.
“Num dos períodos mais negros vividos pela nossa comunidade, vimos partir pessoas de uma geração que viveu e sobreviveu a todo o tipo de dificuldades e provações. O conhecimento, a sabedoria, a história e o exemplo, desaparecem inevitavelmente de forma irrecuperável”.
“Como diz o ditado, sem origem conhecida, “Quando um idoso morre, uma "biblioteca se incendeia”.
Reconhecimento público aos trabalhadores e dirigentes das IPSS
Por seu lado, a moção enaltece, entre “aqueles que têm atuado de forma exemplar na chamada “linha da frente”, em particular, o extraordinário trabalho de todos os trabalhadores e dirigentes das três instituições que gerem as cinco estruturas residenciais para idosos do concelho, pela sua dedicação redobrada e empenhamento ativo na prevenção e combate ao Covid-19 nas suas instituições”.
Foi essa dedicação que “permitiu travar durante muitos meses a entrada da doença nos seus respetivos lares e atuar atempada e diligentemente com todo o profissionalismo quando mais recentemente eclodiram os surtos”.
“Não poderíamos deixar passar o grande trabalho que têm prestado, focados no apoio aos utentes nesta situação extraordinária e apesar de muitos deles, também afetados pela doença, bem como os seus familiares, terem demonstrado alto sentido de responsabilidade, reforçando os valores de solidariedade, humanismo e fraternidade para com os nossos idosos. É com o este exemplo de coesão, união, esforço, dedicação, espírito de serviço e missão que certamente seremos capazes de ultrapassar este momento”. © NCV

Sem comentários: