A situação epidemiológica do Covid-19 na freguesia de Póvoa e Meadas sofreu ontem um forte abalo negativo com a divulgação dos dados de um surto grave no Lar da Terceira Idade.
No conjunto da Freguesia havia ontem 69 casos ativos confirmados, sendo 41 nas duas unidades do Lar da Terceira Idade e 28 no resto da comunidade (incluindo 11 casos entre colaboradoras do Lar).
Lar da Terceira Idade com 41 casos ativos
Foto © AA/NCV |
A Direção do Lar da Terceira Idade de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas tornou público que existem 41 casos de utentes que testaram positivo nos testes PCR realizados pela Saúde Pública na passada quinta-feira a que se somam mais 11 casos de colaboradoras (5 neste rastreio e 6 em ações regulares levadas a cabo pela instituição).
Por outro lado, segundo dados recolhidos pela Junta de Freguesia local, que continua a acompanhar diariamente a situação muito de perto, existem 28 casos positivos (oficiais) na comunidade incluindo as colaboradoras do Lar da Terceira Idade, tendo-se registado nos últimos dias mais 9 casos e um de recuperação.
Em resultado dos testes PCR efetuados pela Saúde Pública, no Lar Ampliação (ou Lar Novo) 20 utentes que testaram positivo e 4 testaram negativo, e no Lar Mãe (Lar Antigo) 21 utentes testaram positivo e 14 testaram negativo.
Recorda-se que nos passados dias dias 20 e 21 de Janeiro foi administrada a primeira dose da vacina contra a Covid-19 a 57 utentes e 44 trabalhadores desta instituição.
Utentes de Serviço Domiciliário testaram negativo
De referir que todos os utentes de Serviço Domiciliário testados tiveram um resultado negativo para a Covid-19.
Na primeira unidade (Lar Novo), houve uma morte a registar, mas cuja causa pode não estar diretamente relacionada com o vírus.
Na segunda unidade (Lar Antigo) há 2 utentes internadas, “uma está negativa e a recuperar de outra patologia” e a segunda “está positiva mas estável e bem disposta”.
Utentes estáveis e sem sintomatologia Covid-19
Os utentes de ambas as unidades residenciais são monitorizados frequentemente em termos dos padrões vitais “estando estáveis e sem grande sintomatologia associada à Covid-19”.
Pontualmente alguns utentes têm sido referenciados ao Serviço de Urgência, “pois queremos que a resposta à sua sintomatologia seja rápida e assertiva”, porque “como é do conhecimento de todos os Lares não possuem de muitos equipamentos passíveis de uma resposta profícua. Todos os enviados têm retornado estáveis”.
Ao comunicar estes dados, a Direção do Lar da Terceira Idade agradece “a todos e a cada uma dos colaboradores, pelo seu fantástico trabalho” e também “as palavras de apoio e carinho de todos os familiares e amigos, dos utentes e colaboradores 966 448 361 ou 245 302 330.
António Simão em contacto regular com infetados
António Simão |
“Neste momento tão difícil que todos atravessamos a nossa vontade de vencer prevalecerá, a união da nossa comunidade será um pilar exemplar da força desta Freguesia que nos irá orgulhar e sentir ainda mais POVOENSES quando regressarmos à nossa prezada rotina habitual”, refere o autarca.
“Teremos de ser resistentes, com uma tenacidade férrea para superar este desafio que nos foi imposto. Estaremos sempre juntos e ao pé de cada um de vós, na luta contra esta maldita doença. Apenas juntos conseguiremos vencer!”, conclui António Simão. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário