25 de fevereiro de 2021

Projeto #EUSAVE para rede de aldeias históricas inteligentes promove participação das comunidades

O projeto #EuSAVE: EU Citizens’ Action for Smart Historic Villages, financiado pelo programa Europa para os Cidadãos, está a promover a participação ativa das comunidades abrangidas em Portugal através de um questionário para recolher opiniões e ideias da população local, para encontrar novas soluções que possam tornar as aldeias mais inteligentes e sustentáveis, apostando no seu património. A participação no questionário pode ser feita AQUI.
O objetivo do projeto é criar uma rede de aldeias históricas inteligentes europeias que potencie o envolvimento e participação dos cidadãos na vida sócio-económica das suas aldeias. No projeto #EuSAVE participam 40 pequenos municípios rurais com menos de 10 mil habitantes, de oito países diferentes - além de Portugal, estão Espanha, Itália, Croácia, Bélgica, Bulgária, República da Macedónia e Letónia - pertencentes às quatro áreas da Europa (Leste, Oeste, Norte e Sul).
Durante um período de dois anos, grupos de trabalho temáticos transnacionais vão realizar uma ampla gama de atividades de participação dos cidadãos no âmbito da rede europeia de aldeias históricas inteligentes criada pelo projeto #EuSAVE. Através dessas ações, será desenvolvido um mapeamento de boas práticas de iniciativas de sucesso que surjam das sinergias entre inovação social e património cultural.
Além disso, serão monitorizadas as estratégias de desenvolvimento local baseadas nos valores e ativos culturais, patrimoniais e históricos das áreas rurais. Depois de analisadas, as boas práticas identificadas serão transferidas para a rede, que definirá estratégias de desenvolvimento conjunto e linhas de ação para aldeias históricas inteligentes.
O projeto pretende também que o compromisso com a aldeia seja partilhado por todos (administração pública e comunidade local). Compromisso e responsabilidade social são meios para alcançar a sustentabilidade, e não podemos falar de aldeias inteligentes sem ter em consideração a participação ativa dos cidadãos na sua vida diária.
O objetivo desta pesquisa é recolher opiniões e ideias da população local, para encontrar novas soluções que possam tornar as nossas aldeias mais inteligentes e sustentáveis, apostando no seu património. © NCV

Sem comentários: