No âmbito da candidatura já aprovada Rede para a Promoção da Qualificação e do Conhecimento no Alentejo, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) está a elaborar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Alto Alentejo - PEDIAA, que representa a primeira experiência de planeamento estratégico da educação a três níveis: agrupamento de escolas, municípios e comunidade intermunicipal, assentando no princípio da mobilização dos parceiros para a concretização de objetivos comuns e a partilha planeada de recursos.
Elevar qualificações e incrementar produção de conhecimento
Aprovada pelo Alentejo 2020, liderada pela CCDR Alentejo e tendo como parceiros, além da CIMAA, a Universidade de Évora, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, o Instituto Padre António Vieira, o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, a candidatura Rede para a promoção da Qualificação e do Conhecimento no Alentejo prevê elevar as qualificações dos recursos humanos e incrementar a produção de conhecimento produtivo.
Com a elaboração do PEDIAA pretende-se ter um instrumento de coordenação e planeamento intermunicipal capaz de potenciar as redes colaborativas de escolas e municípios visando a partilha de recursos e a convergência de ações orientadas para a superação das limitações e problemas educativos comuns - acesso à formação contínua, configuração da rede escolar, programas de redução do insucesso e abandono escolar, e desadequação da oferta formativa.
PEDIAA: nortear o sistema educativo até 2030
É objetivo da CIMAA que este seja um documento estratégico e orientador daquilo que serão as políticas educativas do território Alto Alentejo e que irão nortear o sistema educativo até 2030. Por outro lado, será ainda um documento enquadrador da região naquilo que são os documentos de orientação regional, nacional e comunitária quer ao nível da programação de fundos comunitários quer ao nível das novas competências e atores da educação.
Atualizadas as 15 Cartas Educativas Municipais
Paralelamente e alinhado com o Plano Estratégico Intermunicipal serão atualizadas as 15 Cartas Educativas Municipais dos Municípios do Alto Alentejo. A Carta Educativa a nível municipal é um instrumento de planeamento e ordenamento prospectivo de edifícios e equipamentos educativos a localizar no concelho, de acordo com as ofertas de educação e formação que seja necessário satisfazer. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário