1 de maio de 2021

Começaram as obras de “enquadramento paisagístico” do Meio Baluarte do Curral

Fotos © D.R./NCV

Fotos © D.R./NCV
Iniciaram-se esta semana as obras de “Enquadramento Paisagístico do Meio Baluarte do Curral” frente a Carreira e à Igreja de Santiago, entre a Rua 8 de Infantaria e a Estrada de Circunvalação. Confiada à empresa Senpapor Lda, esta empreitada foi adjudicada pelo valor de 142.975,39 euros (mais IVA) e faz parte de uma candidatura cujo investimento elegível atinge os 209.846,18 euros.
Elementos escultóricos
O diferencial de valores diz certamente respeito aos custos de produção industrial dos vários elementos escultóricos acordados com o escultor António Mira, que oferece os direitos de autor à Câmara Municipal tal como já fez relativamente ao próprio projeto para o local.
Segundo uma nota do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide nas redes sociais, trata-se de “mais uma importante obra de valorização do nosso património numa zona da vila que certamente irá beneficiar com esta requalificação, pretendendo-se assim torná-la mais atrativa, quer turisticamente, quer para a própria comunidade”, ou seja “muito mais do que um magnífico miradouro nas muralhas de São Tiago”.
Anfiteatro de rua para pequenos espetáculos
Para António Pita, “neste espaço confinado entre muralhas (localizado defronte de uma das jóias da arquitetura religiosa de Castelo de Vide como é a igreja de São Tiago), onde outrora existiam galinheiros, dependências de arrumos e uma horta, irá agora nascer um dos mais bonitos e interessantes miradouros de Castelo de Vide, proporcionando no futuro não só uma magnífica vista panorâmica para a Serra de São Paulo, mas também a possibilidade da realização de pequenos espetáculos e momentos culturais, na medida em que esta intervenção irá dotar o recinto com um anfiteatro de rua”.
Iluminação decorativa torna acolhedor o ambiente noturno
Por outro lado, “o espaço será enriquecido com elementos artísticos procurando-se criar uma dimensão intimista e simbólica ao local. O ambiente noturno será igualmente acolhedor graças à iluminação decorativa que irá realçar os valores patrimoniais e artísticos como também proporcionar um clima de conforto.
Com este investimento valorizamos mais uma parte do nosso património arquitetónico militar, transformando este recinto, anteriormente propriedade privada da paróquia, num espaço público para usufruto dos nossos concidadãos e visitantes”. © NCV
Iluminação decorativa. Fotos © D.R./NCV

Sem comentários: