30 de maio de 2021

Depois do “Jardim Sensorial” no Museu de Tiflologia: Casa da Inquisição apresentada esta semana também como “uma experiência sensorial”

© D.R./NCV
A Casa da Inquisição foi esta semana apresentada nas redes sociais pelo Presidente da Câmara Municipal apresentada como “uma experiência sensorial” (“The Inquisition experience”). A referência surge ao divulgar excertos – que junto se republicam - dos estudos de normalização visual e gráfica da nova entidade museológica e terá que ver com a aplicação de “realidade aumentada” adquirida para utilização em vários espaços.
Apesar de ter sido anunciada apenas em Dezembro passado a sua abertura neste mês de Maio, é ainda desconhecida a data efetiva de inauguração deste equipamento.
Para o autarca está a ser ultimada “uma nova era da oferta turística do concelho”, certamente com referência também aos outros dois novos espaços museológicos: a Casa da Cidadania Salgueiro Maia (inauguração no dia 1 de Julho com a presença do Presidente da República) e o Centro de Interpretação Garcia d’Orta que se prevê possa entrar em funcionamento que “durante os meses de verão” ou talvez já em Outubro.
“Jardim Sensorial” do Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia
Curiosamente em meados deste mês de Maio a Fundação Nossa Senhora da Esperança anunciou (ver AQUI) a integração de um projeto tecnológico denominado “Pôr as Árvores a falar” ou “As Oliveiras Dialogantes” no espaço do “Jardim Sensorial” do Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia que será inaugurado no próximo dia 15 de Junho em Castelo de Vide.
Este projeto terá como passos seguintes a generalização da proposta a outras árvores daquele “jardim sensorial”, bem como a duas árvores do Jardim Público de Castelo de Vide e, a médio prazo, a sua implementação em âmbitos diversos, como por exemplo à Muralha Medieval da Vila, aos monumentos históricos ou apenas a um simples banco de jardim. © NCV
“As Oliveiras Dialogantes” do Museu da Tiflologia.

Sem comentários: