28 de julho de 2021

Redes de Judiarias de Portugal e de Espanha reuniram na passada sexta-feira em Castelo de Vide

Fotos © SDAudiovisuais/NCV
As Redes de Judiarias de Portugal e de Espanha reuniram na passada sexta-feira em Castelo de Vide. O encontro contou com a presença do Embaixador de Israel e de autarcas espanhóis que tiveram oportunidade de conhecer a Casa da Cidadania Salgueiro Maia.
Depois de uma receção no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os participantes visitaram de seguida a Casa da Cidadania Salgueiro Maia. Os trabalhos propriamente ditos começaram depois do almoço, ressaltando a apresentação do projeto “Inquisição e judaísmo em Castelo de Vide e na Diáspora castelo-vidense” pelo investigador Professor Jorge Martins. Imediatamente antes usam da palavra a secretária executiva Walter da Rede de Judiarias de Espanha, Marta Puig, o ex-diretor da ElAl Walter Wasercier, e uma apresentação de Sara Juchmowicz.
Portal “A herança Judaica em Castelo de Vide”
Forte presença de autoridades regionais e locais da Extremadura.
Seguiu-se uma visita à “Casa da Inquisição The Inquisition Experience” com apresentação dos projetos de realidade aumentada da Laranja Mecânica e do portal “A herança Judaica em Castelo de Vide” por parte da Visualforma.
No sábado, logo de manhã decorreu no Átrio dos Paços do Concelho a apresentação do livro “Portugal e os Judeus” da autoria do professor Jorge Martins, seguida de uma visita à Sinagoga e ao centro histórico.
Ao final da tarde os participantes foram brindados pelo concerto “Entre o Sagrado e o Profano” pelo Coro dos Amigos do Conservatório Nacional no Átrio dos Paços do Concelho. © NCV
Fotos © SDAudiovisuais/NCV

Sem comentários: