28 de julho de 2021

'Portugal e dos Judeus' de Jorge Martins apresentado no Encontro da Rede de Judiarias de Portugal e Espanha

Fotos © SDAudiovisuais/NCV

O segundo dia do Encontro da Rede de Judiarias de Portugal e Espanha ficou marcado pela apresentação do livro 'Portugal e dos Judeus', da autoria do Professor Jorge Martins. Este livro, que é considerada uma importante obra, agora editada pela Âncora Editora, com um total de cerca de 800 páginas que reúne os 3 volumes da tese de doutoramento do autor, defendida na Faculdade de Letras de Lisboa em 2006.
A julgar pelo convite público, esta iniciativa pertenceu à Câmara Municipal de Castelo de Vide, à Rede de Judiarias de Portugal, à Red de Juderías de España - Caminos de Sefarad, ao Grupo de Amigos de Castelo de Vide e à Âncora Editora.
Recorda-se que o Grupo de Amigos de Castelo de Vide (GACV), juntamente com a Comunidade Israelita do Porto - Comunidade Judaica do Porto, apoiou a edição deste livro da autoria do Professor Jorge Martins. Esta iniciativa do GACV decorreu direta e naturalmente da colaboração estabelecida com o professor Jorge Martins durante a execução do projeto “Entre Diálogos” que evocou a passagem dos 450 anos da morte Garcia d’Orta.
Abriu a sessão o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide que agradeceu a presença de todos, bem como do Jorge Martins e do editor e valorizou a obra no contexto dos espaços museológicos locais.
Depois Maria do Carmo Fernandes Alexandre, presidente do Grupo de Amigos de Castelo de Vide, que apresentou ainda o autor e fez uma muito breve síntese de uma obra ampla. A terminar deixou uma proposta e um desafio público ao Presidente da Câmara Municipal, António Pita, no sentido de que doravante se celebre em Castelo de Vide o Dia das Vítimas da Inquisição, a 31 de Março de cada ano, tal como tem sido assinalado pelo Grupo de Amigos nos últimos 2 anos “para que a história não se apague e não repita nos contextos do passado”.
A seguir usou da palavra o editor António Batista Lopes, que referenciou a Casa de Cidadania Salgueiro Maia, que teve oportunidade de visitar, sublinhando todo o simbolismo que ela representa para os valores da democracia,
Finalmente, o Professor Jorge Martins fez uma explanação sobre a obra, e por último, a convite do Presidente da Câmara, Carolino Tapadejo expressou a longa amizade a Jorge Martins e lembrou a figura da Professora Anita Waingort Novinski, acabada de falecer, referenciada antes por Jorge Martins, e que ele teve o prazer de conhecer. © NCV
Declarações do professor Jorge Martins ao NCV

Sem comentários: