13 de julho de 2021

“Risco máximo” de incêndio florestal ou rural mantém-se até pelo menos à próxima sexta-feira

Clicar na imagem para ampliar.
Apesar de se prever que a situação de alerta determinada até às 23:59 horas de hoje terça-feira dia 13 de Julho mantém-se o nível máximo de incêndio florestal (ICNF) ou rural (IPMA) pelo ,menos até à próxima sexta-feira, com exceção do dia de 4ª feira em que reduzirá para “muito elevado”.
Para a CIMAA - Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo este elevado perigo de incêndio nos próximos dias nos 15 Municípios seus associados deve-se às previsões meteorológicas de “significativo agravamento” das temperaturas e do risco de incêndio.
Temperaturas sobem até Sábado (39ºC)
De acordo com as previsões atuais do IPMA, as temperaturas máximas vão subir a partir de hoje (previstos 30ºC) até aos 39ºC no próximo sábado, com as temperaturas mínimas a crescer até aos 22ºC, reduzindo ambas depois durante a próxima semana. Os ventos dominantes serão de Norte/Nordeste até Domingo virando depois para o quadrante oeste, pelo menos até quarta-feira dia 2\1 de Julho.
Conselhos e sugestões da CIMAA
Neste cenário, a CIMAA sensibilizou a população para que se coiba da prática de comportamentos de risco, tais como:
• Fazer queimadas ou queimadas de sobrantes de exploração;
• Utilizar de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão;
• Aceder, circular e permanecer no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;
• Realizar trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal. © NCV
Clicar na imagem para ampliar.

Sem comentários: