16 de agosto de 2021

Meteorologia regional: temperaturas elevadas e risco “máximo” de incêndio rural mantêm-se toda a semana

Clicar na imagem para ampliar.
As temperaturas vão manter-se elevadas durante toda esta semana, em particular na primeira metade: as mínimas mantém-se entre os 20ºC e os 22ºC e as máximas entre os 36ºC e os 38ºC até quarta-feira.
DECIR em alerta vermelho
Neste contexto, devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima” o IPMA anunciou um “aviso amarelo” desde ontem Domingo até às 18 horas de amanhã, terça-feira.
Consequentemente, no mesmo período, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) encontra-se em Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho.
Abrandamento ligeiro a partir de 4ª feira
A partir de quarta-feira dia 18 de Agosto as mínimas abrandam para os 17ºC e as máximas para entre os 32ºC e os 34ºC até sábado dia21 de Agosto, prevendo atualmente o IPMA que subam ligeiramente a partir daí.
O céu vai estar limpo até sábado e nublado a partir de então. O vento soprará moderado do quadrante norte hoje e amanhã rodando para oeste até sábado.
Risco “máximo” de incêndio rural até 5ª feira
Por outro lado, o risco de incêndio rural até pelo menos à próxima quinta-feira dia 19 de Agosto é “máximo” nos cinco concelhos mais a norte do Alto Alentejo (Nisa, Gavião, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre), “muito elevado” no Crato e “elevado” nos restantes. © NCV
Clicar na imagem para ampliar.

Sem comentários: