15 de setembro de 2021

Voto de pesar pela morte de Jorge Sampaio aprovado por unanimidade na última reunião da Assembleia Municipal

O Partido Socialista de Castelo de Vide divulgou o voto de pesar pela morte de Jorge Sampaio que apresentou e foi aprovado por unanimidade na reunião da Assembleia Municipal da passada sexta-feira dia 10 de Setembro. Republicamos seguidamente na íntegra o respetivo texto.
© NCV
“Jorge Fernando Branco de Sampaio deixou-nos hoje aos 81 anos.
Um homem de princípios e acérrimo defensor dos direitos humanos, com uma longa e respeitada carreira política e cívica. Figura consensual foi uma das mais altas figuras da democracia portuguesa, conhecido por unir e criar pontes.
Enquanto jovem estudante universitário teve uma persistente ação política de oposição à Ditadura e nessa qualidade, é um dos protagonistas da crise académica do princípio dos anos 60, a qual esteve na origem de um longo e generalizado movimento de contestação estudantil, que durou até ao 25 de Abril de 1974, e que abalou profundamente o Regime. Mais tarde promoveu e negociou a libertação dos presos políticos e foi um dos advogados que esteve na prisão de Caxias no dia 26 de abril de 74.
Foi secretário-geral do PS (1989-1992), presidente da Câmara Municipal de Lisboa (1990-1995) e Presidente da República (1996 e 2006).
Viria a tornar-se alto representante da Aliança das Civilizações das Nações Unidas e a ter um papel fundamental na promoção dos direitos e dignidade de refugiados chegados a Portugal resultantes do conflito na Síria. No final de agosto de 2021 anunciou ainda um programa de emergência de bolsas de estudo para jovens afegãs.
Neste momento de pesar, propomos a esta digníssima Assembleia um voto de pesar pelo falecimento do Doutor Jorge Sampaio e endereçamos à família e amigos as mais sentidas condolências”.
A Bancada do Partido Socialista
Castelo de Vide, 10 de Setembro de 2021

Sem comentários: