Foto © NCV (arquivo) |
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Castelo de Vide promoveu na semana passada uma reunião com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, durante a qual foi apresentada uma proposta de projeto cultural e científico (não especificado) para o referido espaço.
Participou na reunião por videoconferência a responsável pelo Departamento de Cultura da Santa Casa de Lisboa, Margarida Montenegro, que – de acordo com António Pita - “acolheu com bastante entusiasmo esta proposta, que contou com as intervenções de João Filipe Bugalho e do Provedor João Filomeno Candeias”.
De acordo com a mesma fonte o assunto “será agora reportado à Administração daquela Santa Casa da capital para análise e decisão”.
“Monumento de interesse público” desde 2014
Classificada desde 2014 como “monumento de interesse público” (ver notícia AQUI), a Igreja de Santo Amaro ou da Misericórdia recebeu obras de manutenção da cobertura e do exterior do edificado e tem sido alvo - desde meados de 2009 - de variadas preocupações de reabilitação nomeadamente com base na ideia da cedência ao Município para ali instalar um “Centro Internacional de Ecologia de Ciências do Fogo” ou “Centro de Interpretação da Ecologia do Fogo” a criar.
Projeto que aparentemente parece ter sido posto de lado ou “em suspenso” em Janeiro de 2020 quando surgiu a alternativa de “dinamização museológica” para uma reabilitação que acolheria “acervos patrimoniais” da Misericórdia e da Paróquia de Castelo de Vide (ver notícia AQUI). © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário