Fotos © D.R./NCV |
Foram 9 os Municípios distinguidos com estes selos ODSlocal: Arcos de Valdevez, Cascais, Castelo de Vide, Ferreira do Zêzere, Funchal, Seia, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vila Nova de Foz Coa.
Dinâmicas e desempenhos municipais
A Castelo de Vide foram atribuídos os selos nas categorias “Dinâmicas Municipais” e "Desempenhos Municipais".
Estes prémios foram entregues esta quarta-feira durante a Conferência ODSlocal’21 “A caminho de 20-30” num auditório do Instituto de Ciências Sociais sob o Alto Patrocínio do Presidente da República e “refletem o reconhecimento externo de que a gestão autárquica desenvolvida pela nossa autarquia é de sucesso e indo ao encontro dos 17 Objectivos definidos nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no dizer do Presidente da Câmara Municipal, António Pita.
Numa mensagem de abertura o Ministro Augusto Santos Silva sublinhou que o desenvolvimento sustentável é hoje um imperativo à escala global, por isso dependente do sucesso do cumprimento dos objetivos ao nível dos municípios, das regiões e dos países”.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, “o Município de Castelo de Vide tem vindo ao longo dos últimos anos a conceber as suas opções políticas municipais à luz de uma estratégia que visa o desenvolvimento sustentável, ou seja, preconizando o cumprimento de um conjunto de objetivos nos planos social, económico e ambiental, sem comprometer o futuro dos recursos e alçando mais qualidade de vida, melhor bem estar, maior segurança e educação, e melhor qualidade ambiental para o território e para os seus utilizadores”.
Para António Pita, “a monitorização e avaliação da ação política municipal está sustentada por uma parceria que envolve as seguintes entidades que estiveram presentes na cerimónia: CNADS (Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável); OBSERVA (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa); MARE (Universidade Nova de Lisboa) e da 2Adapt”.
“Com a análise aos indicadores dos objetivos de desenvolvimento sustentável é possível quantificar as opções políticas e assim trazer mais eficiência e eficácia para a política local”, remata o autarca. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário