27 de novembro de 2021

PSD elege hoje Presidente da Comissão Política Nacional e Delegados ao Congresso
- órgãos locais em gestão desde 2018

Foto © NCV (arquivo)
Realiza-se esta tarde em todo o país a Eleição do Presidente da Comissão Política Nacional e dos Delegados ao 39º Congresso Nacional do PSD, de acordo com as decisões aprovadas no Conselho Nacional de 6 de Novembro passado.
Efetivamente todos os militantes são convocados para reunirem nas respetivas secções este sábado, entre as 14 e as às 20 horas, para elegerem quer o Presidente da Comissão Política Nacional, quer os delegados ao 39º Congresso Nacional do PSD que terá lugar de 17 a 19 de Dezembro nas instalações da FIL em Lisboa.
Em Castelo de Vide as duas votações decorrem na sede local do PSD (na Rua de Olivença, 13 - 1º Esq – ver foto).
Recorda-se que em Janeiro de 2018, Pedro Santana Lopes foi o grande vencedor das "directas" do PSD em Castelo de Vide (ver notícia AQUI). Nessa altura votaram 19 dos 30 militantes com direito a voto (quotas em dia), e 14 fizeram-no em Santana Lopes e 4 em Rui Rio, com um voto em branco.
Em 2020, na primeira volta Rui Rio foi o vencedor da primeira volta das eleições diretas em Castelo de Vide, averbando 5 dos 10 votos registados (entre os 13 militantes locais com capacidade eleitoral); Luís Montenegro obteve 4 votos e Miguel Pinto Luz um voto.
Na segunda volta a situação inverteu-se e foi Luís Montenegro, com 5 votos, que venceu as eleições direta para Presidente da Comissão Política Nacional do partido na secção de Castelo de Vide. O reeleito Rui Rio obteve então 4 votos.
Órgãos locais do PSD em gestão desde 2018
Estatutariamente, os órgãos locais do PSD encontram-se em gestão, como aliás já tinha acontecido entre 2016 e 2018. De facto, de acordo com os estatutos do partido, deveriam ter ocorrido eleições em Abril de 2020 (ou nos meses seguintes), o que não aconteceu até hoje.
Daniel Carreiras da Silva e António José Miranda continuam assim aos comandos do PSD local, respetivamente como presidentes da Comissão Política de Secção e da Mesa da Assembleia, na sequência das eleições realizadas em Abril de 2018, como o NCV noticiou (ver AQUI), nas quais votaram 19 dos 31 eleitores com direito a voto (quotas pagas).
Depois do falecimento de João Manuel Palmeiro, na Mesa da Assembleia António José Miranda continua acompanhado apenas por José Miguel Costa Pinto, que na altura também presidia à JSD de Castelo de Vide.
Daniel Carreiras da Silva preside à Comissão Política local juntamente com a equipa que também o acompanhou no mandato até 2016: Francisco Matela, João Tiago Andrade, João Filomeno, Rui Bengala, Miguel Roque, Nuno Salgado, Maria Clara Caldeira, Diogo Sutil e Diogo Cúmano. Sem o contributo de José Cebola Roque, entretanto também falecido, e de Diogo Cúmano, ausente no estrangeiro de forma permanente por motivos profissionais. © NCV
N.R.- Perante o silêncio sepulcral destas estruturas locais do PSD (e também da JSD) nomeadamente durante as recentes eleições locais que sob as suas cores reelegeram António Pita como Presidente da Câmara Municipal, o NCV tentou nas últimas semanas obter mais esclarecimentos sobre a situação concreta dos órgãos locais do PSD e sobre a eventualidade de se realizarem eleições locais para os mesmos.
Sem conseguir obter quaisquer esclarecimentos, tentámos mesmo por várias formas e canais de comunicação obtê-las junto do Presidente da Comissão Política Distrital, o ex-deputado Cristóvão Crespo, mas também sem qualquer eco até à data.
Mantendo o rigor com que sempre temos feito, daremos conhecimento aos nossos leitores de todo e qualquer esclarecimento sobre este assunto concreto se e quando nos chegar.

Sem comentários: