31 de dezembro de 2021

Campanha para a compostagem de bioresíduos no quadro do Gabinete Técnico Florestal e da Proteção Civil

Clicar na imagem para ampliar.
Por despacho de 29 de Dezembro passado (ver AQUI) do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, foi adjudicada por ajuste direto à empresa Panthercapacity Consultoria, Unipessoal, Lda, com sede em Elvas, a prestação de serviços de uma “Campanha de Sensibilização e Monitorização para a Compostagem”, no âmbito do Programa "Biobairros – da Terra à Terra”. A abertura do correspondente procedimento tinha sido formalizada por despacho datado de dia 21 de Dezembro (ver AQUI).
Financiada pelo Fundo Ambiental esta campanha tem o valor de 12 150 euros (mais IVA) e vai ser desenvolvida no quadro do Gabinete Técnico Florestal e sob a liderança da Coordenadora Municipal de Proteção Civil Ana Isabel de Sousa Martins Faria, designada como gestora deste contrato. Apoiará a prevista implementação no concelho de um Sistema de Recolha de Biorresíduos para compostagem (ver notícia AQUI).
“Biobairros – da Terra à Terra”
A fundamentação deste ajuste direto reza que “para a “Campanha de Sensibilização e Monitorização para a Compostagem, no Âmbito do Programa “Biobairros – da Terra à Terra”, do Fundo Ambiental, pela especificidade do projeto, o Gabinete Técnico Florestal não se encontra provido dos recursos humanos necessários para a implementação das ações previstas em candidatura, o que colocaria em causa a competente execução dos compromissos assumidos, pelo que fica deste modo justificada a impossibilidade de satisfação das necessidades por via de recursos próprios do Município, conforme informação do Gabinete Municipal de Proteção Civil”.
Sistema de Recolha de Biorresíduos
Clicar na imagem para ampliar.
Recorda-se que em meados deste ano deste ano foi concluído e submetido a discussão pública um relatório preliminar de um “Estudo Municipal para o Desenvolvimento de Sistema de Recolha de Biorresíduos do Município de Castelo de Vide”, no qual se propõe a implementação de um sistema de recolha porta a porta para os produtores não domésticos e reciclagem na origem da restante população. Este trabalho foi formalmente apresentado no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira no passado dia 13 de Julho.
Uma viatura, um condutor e um cantoneiro
Os circuitos de recolha dos resíduos dos produtores não domésticos serão realizados por 1 viatura, sendo considerado 1 condutor e 1 cantoneiro.
Esse documento, que pode ser consultado e descarregado AQUI, foi promovido pela Câmara Municipal de Castelo de Vide e pela TagusValley - Associação para a Promoção e o Desenvolvimento do Tecnopolo do Vale do Tejo.
A equipa do Município de Castelo de Vide incluiu Ana Faria, Rui Bengala, Nuno Calixto e António Pita. A coordenação técnica pertenceu ao TagusValley é à Professora Doutora Marta Evangelista acolitada por uma equipa de 10 técnicos. © NCV

Sem comentários: