18 de dezembro de 2021

Festas do Povo de Campo Maior já são Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO)

“Há um sítio no mundo onde as flores nascem quando o Povo quer!”. E as “Festas do Povo de Campo Maior” já são Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
A candidatura daquela que é uma das maiores manifestações de trabalho voluntário e de arte popular do nosso país foi aprovada esta semana durante a XVI Sessão do Comité Intergovernamental da UNESCO que decorre em Paris, França.
Campo Maior vê assim o seu nome e a sua tradição maior inscritos a letras de ouro junto a outras manifestações culturais do Alentejo, como o Cante Alentejano, o Figurado de Barro de Estremoz, os Chocalhos de Alcáçovas, entre outros.
“Este é, por isso, um momento histórico para Campo Maior e para os campomaiorenses que veem assim ser reconhecida uma tradição com mais de um século de história”, refere uma nota da Câmara Municipal local.
“Este reconhecimento é de Campo Maior, é do Alentejo, é de Portugal, mas é principalmente de todos e de cada um dos campomaiorenses”.
“A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o Município de Campo Maior e a Associação das Festas do Povo de Campo Maior deixam um sentido agradecimento ao Povo de Campo Maior!”. “É a arte deste povo, o trabalho de incontáveis gerações de campomaiorenses que passaram este conhecimento aos seus filhos e filhas, que é agora reconhecido a nível mundial”. © NCV

Sem comentários: