12 de fevereiro de 2022

Projeto de sensibilização para as alterações climáticas na reunião do Conselho da CIMAA no Gavião

Fotos © CIMAA/NCV
O Projeto Guardiões foi apresentado esta quinta-feira, 10 de Fevereiro, na reunião do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que teve lugar no Gavião. O projeto constitui uma parceria liderada pelo Instituto Politécnico de Portalegre e que conta com a colaboração da CCDR-Alentejo e o Fórum de Energia e Clima, visa informar e sensibilizar a sociedade civil para o impacto das alterações climáticas.
Momento de seca vivido no território
A CIMAA aproveitou esta reunião para esclarecer os membros do Conselho Intermunicipal sobre o momento de seca atualmente vivido no território. Com base em informação prestada pela Águas do Vale do Tejo, foi salientado que, neste momento, não existem barragens no Alto Alentejo com níveis de água abaixo dos 40% da sua capacidade, estando a Barragem da Póvoa entre os 41 e os 50%, as barragens de Maranhão, Abrilongo e Caia entre os 51 e os 60% e as barragens de Apartadura e Montargil entre os 61 e os 80%.
Apelo à utilização responsável da água
Perante as preocupações demonstradas pela sociedade civil, que tem procurado a CIMAA no sentido de obter respostas sobre se o abastecimento de água no Alto Alentejo durante o próximo ano estará, ou não, em risco, a CIMAA continuará a monitorizar a situação junto das autoridades competentes, apelando a que a população promova uma utilização responsável deste recurso.
A próxima reunião do Conselho Intermunicipal terá lugar no dia 10 de Março, em Portalegre. © NCV

Sem comentários: