Foto © D.R./NCV |
Fotos © D.R./NCV |
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide participou numa reunião transfronteiriça de “alcaldes” espanhóis e autarcas portugueses que continuam a projetar a criação de um novo produto turístico que una Cáceres ao Parque Natural da Serra de São Mamede.
A reunião para analisar o projeto do “Último caminho de Sefarad" decorreu em Brozas a convite do Deputado Provincial com a pasta do Turismo da Extremadura, Álvaro Cotrina,
Neste momento Castelo de Vide, Marvão, Cáceres, Alcântara, Brozas, Malpartida de Cáceres, Salorino e Valencia de Alcântara são os Municípios da raia ludo-espanhola interessados em integrar o consórcio.
Segundo o autarca castelovidense, “aguardando-se para breve a abertura de programas de financiamento para projetos de cooperação transfronteiriça, este será, certamente, um projeto comunitário cuja maturidade assume, cada vez mais, uma maior consistência e adesão”.
Rota de 170 Kms de Cáceres a Castelo de Vide
“De Sefarad para o novo Mundo” será um produto turístico diferenciador, de recriação histórica e simbólica do percurso que os judeus fizeram aquando da sua expulsão de Espanha, pelos Reis Católicos, em 1492, como refere Luís Costa, vice-presidente da Câmara Municipal de Marvão, que também participou na reunião.
Apé, de bicicleta, autocaravana ou até de autocarro...
Trata-se de uma rota transfronteiriça que vai ligar Cáceres a Castelo de Vide, com cerca de 170 km, e que poderão ser feitas das mais diversas formas (a pé, de bicicleta, de autocaravana, ou até de autocarro), com diferentes experiências interativas e atividades, em cada das etapas (locais de passagem do itinerário).
Lidera a Diputación Provincial de Cáceres
O autarca marvanense adiantou ainda que nos próximos meses, as autarquias envolvidas vão assinar uma carta de compromisso/manifestação de interesse para o arranque deste projeto, que terá a Diputación Provincial de Cáceres como chefe de fila e o importante apoio institucional das Embaixadas de Israel em Portugal e Espanha. © NCV
Fotos © D.R./NCV |
Sem comentários:
Enviar um comentário