7 de abril de 2022

João Luís Carrilho da Graça este fim-de-semana em “Flashback” na Casa da Arquitetura (Matosinhos)

Clicar na imagem para ampliar.
O acervo de mais de 40 anos de trabalho do arquiteto João Luís Carrilho da Graça depositado na Casa da Arquitetura vai estar em exposição este fim-de-semana na Casa da Arquitetura em Matosinhos (Porto) onde foi depositado pelo autor.
Com curadoria de Marta Sequeira, a Exposição “Flashback / Carrilho da Graça” permite reviver o momento da elaboração de vários projetos representados através de desenhos, filmes, maquetas e fotografias, a que se somam diversas referências externas à sua obra provenientes de museus e coleções privadas nacionais e internacionais, convidando à exploração do processo criativo do arquiteto.
O evento abre ao público esta sexta-feira, dia 8 de Abril, pelas 21:30 horas e é completado por um programa de atividades de acesso gratuito durante todo o fim de semana de 8, 9 e 10 de Abril com visitas orientadas, debate, concerto e atividades para os mais novos.
No sábado, o dia arranca com uma visita orientada pela curadora Marta Sequeira, às 15 horas, a que se segue, às 16:30, um debate com Álvaro Siza, Gonçalo Byrne, João Luís Carrilho da Graça, Manuel Mateus, Marta Sequeira (moderação) e Nuno Sampaio (apresentação). A exposição fecha às 19 horas e reabre duas horas depois para acomodar a Orquestra Jazz de Matosinhos e o Concerto “Som em Exposição”, a partir das 22 horas.
No domingo, dia 10 de Abril, a Casa está aberta até às 20 horas e o programa oferece a oportunidade para acompanhar, a partir das 11 horas, uma visita orientada pelo próprio arquiteto João Luís Carrilho da Graça e pela curadora, Marta Sequeira.
João Luís Carrilho da Graça
Arquiteto João Luís Carrilho da Graça.
Com ascendente em famílias povoenses, João Luís Carrilho da Graça nasceu em Portalegre em 22 de Novembro de 1952. Licenciou-se em arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1977 e, desde então, dirige o seu próprio atelier. Foi assistente na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa entre 1977 e 1992, onde lecionou, alternadamente, a cadeira de projeto do primeiro e do último ano curricular.
A 9 de Julho de 1999, foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito e a 18 de Abril de 2019, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.
É Professor convidado no Departamento de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa desde 2001 e no Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora desde 2005. Foi também Professor convidado na Escuela de Arquitectura da Universidade de Navarra entre 2007 e 2010.
Foi professor convidado para seminários e conferências sobre o seu trabalho em diversas universidades, nomeadamente em Barcelona, Sevilha, Lisboa, Roma, Milão, Turim, Verona, Cidade do México, Viena, Aachen (Alemanha) e Porto.
A 9 de Julho de 1999, foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito e a 18 de Abril de 2019, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. © NCV

Sem comentários: