O acervo de mais de 40 anos de trabalho do arquiteto João Luís Carrilho da Graça depositado na Casa da Arquitetura vai estar em exposição este fim-de-semana na Casa da Arquitetura em Matosinhos (Porto) onde foi depositado pelo autor.
Com curadoria de Marta Sequeira, a Exposição “Flashback / Carrilho da Graça” permite reviver o momento da elaboração de vários projetos representados através de desenhos, filmes, maquetas e fotografias, a que se somam diversas referências externas à sua obra provenientes de museus e coleções privadas nacionais e internacionais, convidando à exploração do processo criativo do arquiteto.
O evento abre ao público esta sexta-feira, dia 8 de Abril, pelas 21:30 horas e é completado por um programa de atividades de acesso gratuito durante todo o fim de semana de 8, 9 e 10 de Abril com visitas orientadas, debate, concerto e atividades para os mais novos.
No sábado, o dia arranca com uma visita orientada pela curadora Marta Sequeira, às 15 horas, a que se segue, às 16:30, um debate com Álvaro Siza, Gonçalo Byrne, João Luís Carrilho da Graça, Manuel Mateus, Marta Sequeira (moderação) e Nuno Sampaio (apresentação). A exposição fecha às 19 horas e reabre duas horas depois para acomodar a Orquestra Jazz de Matosinhos e o Concerto “Som em Exposição”, a partir das 22 horas.
No domingo, dia 10 de Abril, a Casa está aberta até às 20 horas e o programa oferece a oportunidade para acompanhar, a partir das 11 horas, uma visita orientada pelo próprio arquiteto João Luís Carrilho da Graça e pela curadora, Marta Sequeira.
João Luís Carrilho da Graça
Arquiteto João Luís Carrilho da Graça. |
Com ascendente em famílias povoenses, João Luís Carrilho da Graça nasceu em Portalegre em 22 de Novembro de 1952. Licenciou-se em arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1977 e, desde então, dirige o seu próprio atelier. Foi assistente na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa entre 1977 e 1992, onde lecionou, alternadamente, a cadeira de projeto do primeiro e do último ano curricular.
A 9 de Julho de 1999, foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito e a 18 de Abril de 2019, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.
É Professor convidado no Departamento de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa desde 2001 e no Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora desde 2005. Foi também Professor convidado na Escuela de Arquitectura da Universidade de Navarra entre 2007 e 2010.
Foi professor convidado para seminários e conferências sobre o seu trabalho em diversas universidades, nomeadamente em Barcelona, Sevilha, Lisboa, Roma, Milão, Turim, Verona, Cidade do México, Viena, Aachen (Alemanha) e Porto.
A 9 de Julho de 1999, foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito e a 18 de Abril de 2019, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário