Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
O programa detalhado está disponível AQUI e a organização recorda aos interessados que a inscrição é gratuita mas obrigatória, e deve ser efetuada diretamente para o e-mail <info@marvaoacademy.com>.
A revista presença (1927-1940) foi a expressão de um importante movimento modernista português.
No Alto Alentejo conviveram quatro dos seus elementos: José Régio em Portalegre, Branquinho da Fonseca em Marvão, Francisco Bugalho e Ventura Porfírio em Castelo de Vide, cuja atividade, amizade e convívio se estenderam para além da extinção da revista. Estudá-los e dá-los a conhecer é assim um importante contributo para a valorização do património cultural da região.
Este foi o pretexto para, a partir de 2017, se ter procurado estabelecer o “Ciclo da presença no Alto Alentejo” - um conjunto de encontros e atividades, os quais se pretende que rodem anualmente entre aquelas três urbes e que deverá contribuir, não só para expandir o conhecimento sobre aquele importante movimento modernista, mas também para, a seu pretexto, dilatar nos nossos dias a importância da cultura e da literatura em particular, procurando, em simultâneo, atrair as novas gerações para o estudo e valorização destes temas. Almeja-se assim que o progressivo desenvolvimento destas ações promova a expansão do turismo cultural na região, bem como, a valorização de intercâmbios culturais, muito em especial transfronteiriços. © NCV
(ver mais notícias AQUI)
Sem comentários:
Enviar um comentário