Fotos © CMM/NCV |
A cerimónia contou com a presença do presidente do Município de Marvão, Luís Vitorino, do alcade de Valencia de Alcántara, Alberto Piris Guapo, do presidente da Academia Internacional de Marvão para a Música, Artes e Ciência, Manuel Assunção, do presidente da Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede, António Pita, da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, da Secretária General de Cultura da Junta de Extremadura, Miriam García Cabezas, do deputado da Diputación Provincial de Cáceres, Álvaro Sánchez Cotrina, e de João Filipe Bugalho (Ciclo da Presença no Alto Alentejo).
A revista presença (1927-1940) foi a expressão de um importante movimento modernista português. No Alto Alentejo conviveram quatro dos seus elementos: José Régio em Portalegre, Branquinho da Fonseca em Marvão, Francisco Bugalho e Ventura Porfírio em Castelo de Vide, cuja atividade, amizade e convívio se estenderam para além da extinção da revista. Estudá-los e dá-los a conhecer é assim um importante contributo para a valorização do património cultural da região.
Este foi o pretexto para, a partir de 2017, se ter procurado estabelecer o “Ciclo da Presença no Alto Alentejo”, com um conjunto de encontros e atividades que contribuam, não só para expandir o conhecimento sobre aquele importante movimento modernista, mas também para, a seu pretexto, dilatar nos nossos dias a importância da cultura e da literatura em particular, procurando, em simultâneo, atrair as novas gerações para o estudo e valorização destes temas.
O objetivo deste evento é valorizar o turismo cultural na região, através da promoção de intercâmbios culturais transfronteiriços. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário