Clicar na imagem para ampliar o cartaz-programa. |
Neste evento vai falar-se do castanheiro no Parque Natural da Serra de São Mamede, mas sobretudo da fitossanidade do castanheiro e da castanha, e da investigação desenvolvida no âmbito do grupo BioPest, cujo principal objetivo é o desenvolvimento e aperfeiçoamento de meios de luta contra pragas-chave em espécies de frutos secos.
Avaliação das pragas do castanheiro e da castanha
Ao longo dos últimos três anos, a equipa de entomologia florestal do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), liderada por Edmundo Sousa, desenvolveu um conjunto de ensaios para avaliação das pragas do castanheiro e da castanha na região da Serra de São Mamede.
A instalação de duas parcelas em Porto de Espada e a prospeção periódica dos soutos e castanheiros permitiu, em 2020, a primeira deteção da vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus), em castanheiros adultos na região.
Este projeto, coordenado pelo Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e do Município de Marvão, termina no final deste semestre. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário