2 de maio de 2022

Eleições esta terça-feira em Belmonte:
Castelo de Vide candidatou-se à presidência da Rede de Judiarias de Portugal para o biénio 2022-2024

António Pita.
O Município de Castelo de Vide formalizou na passada sexta-feira a sua candidatura à Presidência da Associação Rede de Judiarias de Portugal – Rotas de Sefarad, segundo anunciou o Presidente da Câmara Municipal, António Pita, na reunião da Assembleia Municipal desse mesmo dia.
O ato eleitoral para o biénio 2022-2024 decorre nesta terça-feira dia 3 de Maio durante uma assembleia geral daquela Associação que se realiza em Belmonte.
Rede “volta à normalidade”
Como o NCV tem acompanhado (ver notícias AQUI) António Pita tem-se desdobrado nos últimos meses em múltiplos contactos visando a “reativação” da Rede, nomeadamente junto dos Municípios de Lisboa e Cascais (ver notícias AQUI e AQUI), de Castelo Branco e Torres Vedras (ver AQUI) e também junto da Rede de Judiarias de Espanha (ver notícias AQUI e AQUI).
À Assembleia Municipal de Castelo de Vide António Pita adiantou que a motivação para esta candidatura radicou num desafio que lhe foi dirigido por diversos presidentes de Câmaras Municipais.
O autarca castelovidense pretende e tem afirmado que “o funcionamento da Rede de Judiarias volta à normalidade a partir do mês de Maio”.
Os atuais órgãos sociais
O Município de Castelo de Vide é neste momento um dos dois vice-presidentes da Direção presidida pelo Município de Belmonte, sendo vogais os Municípios de Alenquer e Sabugal.
A Assembleia Geral é presidida pelo Município de Tomar, com o de Lisboa na vice-presidência e a Comunidade Judaica de Belmonte como secretário.
O Conselho Fiscal é presidido pelo Município de Leiria com a Comunidade Israelita de Lisboa como vice-presidente e o Município de Évora como vogal.
Conselho Consultivo com mais de 20 membros
A Rede de Judiarias de Portugal conta ainda com um Conselho Consultivo de mas de duas dezenas de membros, entre os quais se contam Elisha Salas, Rabino Comunidade Judaica de Belmonte – Jerusalém, Elísio Summavielle, historiador e especialista em património, Isaac Assor, empresário do operador turístico Alegretur, Professor Jorge Martins, historiador e investigador, Gabriel Szary Steinhardt, presidente da Comunidade Israelita de Lisboa, Miriam Assor, jornalista e investigadora, Richard Zimler, escritor e investigador, e Robert Bachman, presidente Associação Portuguesa Estudos Judaicos. © NCV

Sem comentários: