Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
A iniciativa é fruto de uma parceria com a Fundação Nossa Senhora da Esperança (Castelo de Vide), depois de a mostra ter estado patente em meados de 2021 no seu Centro de Arte e Cultura, aquando da inauguração do Museu da Tiflologia.
Dada a relevância do tema tratado nesta exposição para a coesão das comunidades e do território, a oportunidade conta com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. E a DRCAlentejo anuncia desde já que participará também na organização de uma itinerância desta exposição.
Museu de Tiflologia na FNSE em Castelo de Vide
A iniciativa resulta de uma parceria entre a DRCAlentejo e a Fundação Nossa Senhora da Esperança (FNSE), sediada em Castelo de Vide, em cuja sede se encontra instalado o Museu de Tiflologia que, de forma pioneira, tem dedicado as suas atividades à comunidade de invisuais e de indivíduos de baixa visão, indo ao encontro da estratégia global para as acessibilidades e inclusão que pretende a promoção das acessibilidades para a população em geral, tendo em conta as suas diferenças.
Ao associar-se a esta exposição a DRCAlentejo “pretende cumprir o determinado na referida estratégia, nomeadamente promover o seu acesso a públicos diferenciados, dar a conhecer o que se está a fazer e o que se pode ainda fazer na área da inclusão e despertar o interesse e a sensibilidade da população em geral e dos jovens em particular para estas questões”.
“Aromas que nos Guiam” é descrita como uma exposição educativa que visa despertar o interesse de diferentes gerações para a integração do Homem como parte da Natureza, a relação entre ciência e arte, o fim das fronteiras delimitadas apenas pelo consumo e pela ideia desenfreada do progresso sem limites.
“Esta mostra convida-nos a reviver aprendizagens de épocas distantes, principalmente através do olfato, mas também do tato, do paladar, da audição e da visão. O que se propõe é relembrar que os seres humanos são parte integrante da Natureza e não entidades separadas desta”, sublinha o comunicado da DRCAlentejo. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário