O Festival Sons com História não se realiza este ano, segundo adiantou o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide na última reunião do Executivo. Seria a sua terceira edição, depois de 2019 e 2021. A decisão fica a dever-se no dizer do autarca, aos constrangimentos e incertezas orçamentais decorrentes de ainda não ter entrado em vigor o Orçamento de Estado para o corrente ano de 2022.
Por outro lado e pelas mesmas razões genéricas o Festival da Água e do Tempo - Clepsidra, que em Maio passado tinha sido pré-anunciado para Junho a Agosto (3 meses) foi agora pela mesma razões encurtado para Julho e Agosto e confinado a instalações efetuadas e com uma programação cultural e musical asseguradas apenas por meios locais.
As incertezas orçamentais
Clicar na imagem para ampliar. |
As incertezas e cuidados orçamentais argumentadas por António Pita durante a reunião decorrem principalmente da eventual necessidade de acomodar no Orçamento Municipal deste ano uma redução de cerca de 500 mil euros nas receita provenientes das transferência do Governo central e do facto de o Orçamento das obras na Escola Garcia d’Orta terem “deslizado” de 1,1 para cerca de 2,2 milhões de euros devido trabalhos não previstos que durante as obras se verificou serem absolutamente necessários.
Calendário de Eventos Turísticos não foi atualizado
Recorda-se que o Festival “Sons com História” surgiu calendarizado para o mês de Agosto, numa primeira proposta ambiciosa de “Calendário de Eventos Turísticos” (ver notícia AQUI) divulgada por António Pita em tempo eleitoral (Setembro de 2021). Este calendário acabou por nunca ser atualizado (ou não foi tornado público) apesar de uma tentativa formal levada a cabo em dezembro passado (ver notícia completa AQUI).
Nesse mesma proposta Julho acolheria as edições do Festival da Água e do tempo “Clepsidra” e do Festival Terras sem Sombra, que já se concretizou.
|
Feira Medieval regressa em Setembro?
Para Agosto a proposta incluía, para além do Festival Sons com História, o Vide – Festival de Artes pela Rua, as Festas de Santa Maria de Agosto e as Festas de Verão de Póvoa e Meadas, com a Feira Medieval prevista para o mês de Setembro. Mas continua sem haver notícias concretas sobre a sua realização ou não destes eventos.
Em Outubro estão listadas as habituais Semana de Estudos Medievais e as Jornadas Internacionais da Idade Média cuja realização já está em preparação.
Situação dos eventos desportivos
Do grande leque de eventos desportivos nessa altura previstos já se realizaram entretanto ou estão programados alguns, como sejam a Volta ao Alentejo, mas a esta data não há informações concretas sobre as restantes: Campeonatos Nacionais de Ciclismo (Junho), o Campeonato Nacional de Enduro-BTT (Abril), a Maratona BTT (Maio), a Taça de Portugal XCO-BTT (Setembro na Barragem de Póvoa e Meadas), e a Castelo de Vide Mountain Bike Challenge (Outubro).
Por outro lado, o NAOM 2022 – Norte Alentejano O’Meeting, o Castelo de Vide Cup Páscoa, o Ultra Trail São Mamede já se realizaram e estão confirmados o Castelo de Vide o Cup Summer (Julho), o o Encontro Ibérico de Parapente e o Campeonato Nacional de Futevólei. Mas desconhece-se o eventual destino de provas como o II Trail Vila de Castelo de Vide, o Castelo de Vide Night Run, e o 3º Road Trip. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário