25 de julho de 2022

Marvão e Valência de Alcântara apresentaram em Cáceres o XVII Festival Transfronteiriço Boda Regia

Foto © AVA/NCV
Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Foi no Complexo Cultural San Francisco da Diputación Provincial de Cáceres que se efetuou a apresentação oficial da XVII edição do Festival Transfronteiriço Boda Regia 2022 com a presença do alcalde de Valencia de Alcántara, Alberto Piris, do vice-presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Costa, do responsável da Cultura da Diputación de Cáceres, Fernando Grande, do vereador do turismo de Valencia de Alcántara, Julian Ortés, do coordenador do festival, Javier Uriarte, e da presidente da associação Boda Regia, María José Méndez.
De 29 de Julho a 7 de Agosto
Valência de Alcântara e Marvão voltam assim e relembrar o casamento que se realizou em Outubro de 1497 entre o rei D. Manuel I de Portugal, "O Venturoso", e a primogénita dos Reis Católicos, a infanta D. Isabel.
À volta deste acontecimento histórico, a localidade de Valência de Alcântara engalana-se de 29 de Julho a 7 de Agosto para se trasladar ao século XV através da organização de numerosas atividades como a XIII edição da Rota da tapa Isabelina, a realização da Noite em Branco com a abertura de museus e elementos patrimoniais e estabelecimentos comerciais colaboradores, durante a noite de 30 de Julho, a caminhada noturna "Tras las huellas de Valbón" na noite de 31 de Julho, diversas oficinas, música, mercado artesanal, atividades e jogos infantis, demonstração de profissões antigas, etc..
4 de Agosto: chegada de D. Manuel I à Portagem
Na quinta-feira dia 4 de Agosto começará a recriação do acontecimento com a chegada do Rei à Portagem em Marvão. Ali será apresentado o livro “Duas irmãs para um rei” da escritora portuguesa Isabel Stilwell, e atuará o grupo “Os Sabugueiros”.
Na sexta-feira dia 5 é aberto o mercado artesanal no Bairro Gótico e o espaço infantil de renascimento na Praça da Constituição e será feita uma recriação da vida quotidiana do século XV com a chegada das comitivas reais que realizarão um desfile por Valencia de Alcántara até à praça de touros, onde terá lugar uma festa de casamento com um espetacular torneio medieval com cavalos e cavaleiros
Representação teatral "Historia del Sentir"
Devido ao bom acolhimento que teve na última edição, este ano voltará a ter lugar a representação teatral "Historia del Sentir", dirigida por Javier Uriarte com base em texto de Felipe Bohórquez, tanto no sábado dia 6 como no domingo dia 7 de Agosto. A obra, que conta o que pode ter sucedido durante o casamento real, deixa algumas pinceladas de humor e drama sobre possíveis acontecimentos da época, terá lugar na esplanada da Iglesia de Rocamador às 23 horas (locais). Os lugares, todos sentados, serão limitados e gratuitos, e podem ser reservados através do email <reservas@valenciaalcantara.com> ou com o formulário google AQUI. © NCV

Sem comentários: