17 de julho de 2022

Revista cultural “Êlhér!" apresentada no Domingo 14 de Agosto na antiga Casa do Povo de Montalvão

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A revista cultural de Montalvão “Êlhér!" será apresentada no próximo dia 14 de Agosto (Domingo) pelas 18 horas na antiga Casa do Povo daquela localidade, segundo confirmou o "Jornaleiro Montalvão".
A “Êlhér!” conta já com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, dando o aval a um projeto inédito neste formato numa das freguesias mais despovoadas do país, mas também, rica em história, cultura, natureza e merecedora, de a par de outras terras do interior, não ficar para trás, afirmando-se pelo seu património cultural dando azo a novas atividades e inovações, aliadas às tradições e à memória, como em outros lugares se faz, com sentido e critério, através do conhecimento, seja ele popular ou até científico.
Revista cultural sobre Montalvão
Este novo projeto de “O Jornaleiro Montalvão” e centra-se na edição de uma revista cultural sobre Montalvão, a publicação terá um carácter generalista, com textos de vários autores, abordando variados temas, desde a arqueologia e geologia mais cientificas, à popular poesia ou crónica, passando pela história, etnografia, ambiente, e todas as temáticas que possam interessar a Montalvão e às suas gentes, bem como, divulgar o que foi a cultura de quem aqui viveu e ocupou este território de particularidades distintas, desde sempre, focando primordialmente a divulgação patrimonial e o conhecimento cultural como os eixos base da revista.
Primeiro em papel, depois online
A revista intitula-se “Êlhér!” e sairá primeiro em papel mas terá depois uma versão on-line que sairá mais tarde (em data a definir).
A revista será escrita por vários autores, dando voz às muitas perspetivas, saberes e abordagens que fazem da cultura e da história dos lugares uma heterogeneidade de diferentes visões e campos de estudo.
As publicações terão um carácter documental, merecendo preferência os textos inéditos e não publicados ou dispersos, que possam enriquecer culturalmente e de forma estrutural as publicações já existentes). © NCV

Sem comentários: