Fotos © D.R./NCV |
Fotos © D.R./NCV |
Foi inaugurada formalmente na passada quinta-feira em Castelo de Vide a Casa dos Bijos, uma nova unidade turística considerada ”de excelência” que abriu portas na zona antiga de Castelo de Vide, mais concretamente no Terreiro dos Bijos perpendicular à Rua da Costa.
Segundo o proprietário, Pedro Meira e Cruz, o projeto foi concretizado “em parceria com o Convento Senhora Vitória nas pessoas de Adrian Alba e João Malato Correia - verdadeiros artistas, de bom gosto e perícia inigualável- sem os quais o que se vê não seria possível”.
Os promotores da iniciativa foram assim Adrian Alba e João Luís Malato Correia que, segundo António Pita, meteram ombros a “mais um investimento acreditando que Castelo de Vide continua a ser espaço onde vale a pena apostar”.
"Oferta hoteleira com maior diversidade"
“E são com estes projetos de qualidade e mérito que Castelo de Vide vai crescendo e afirmando a sua oferta hoteleira com maior diversidade e unidades diferenciadoras”, refere o autarca que sublinha também ”uma significativa obra de reabilitação numa zona da vila onde é fundamental acontecerem este tipo de projetos para se continuar o seu processo de revitalização”. “E é com estes projetos de qualidade e mérito que Castelo de Vide vai crescendo e afirmando a sua oferta hoteleira com maior diversidade e unidades diferenciadoras”, conclui.
A família dos Bijos
Ao que apurou João Luís Malato Correia, o nome do Terreiro e da Casa “deve-se a uma família que aqui terá vivido até sensivelmente ao fim do séc XVIII, tendo emigrado para o Brasil onde Bijos é um apelido comum. Essa família tem também um ramo bastante numeroso nos Estados Unidos, mas em Portugal não há registo desse apelido”.
“Charme, bom gosto e classe definem os ambientes desta nova unidade turística”, considera o Presidente da Câmara Municipal.
“Os interiores da nova Casa dos Bijos envolvem-nos em ambientes tranquilos e confortáveis, num misto de clássico-burguês com cores quentes e modernas onde simplesmente apetece… habitar. O jogo de carpetes, tapetes e tapeçarias impõem a diferença dos espaços tornando-os acolhedores, com mobiliário nobre e sóbrio ajustado ao tempo da antiguidade do Terreiro e das origens da família dos Bijos”.
“Das janelas e do pátio (desenhado numa solução muito feliz) a relação com a Senhora da Penha a pontuar a linha do horizonte é constante trazendo uma experiência espiritual de serenidade e paz”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário