Fotos © D.R./NCV |
António Pita representou Castelo de Vide
A Câmara Municipal de Castelo de Vide esteve representada desta vez pelo próprio Presidente da Câmara, António Pita, que saudou nas redes sociais “a presença dos senhores deputados do Círculo de Portalegre na reunião (em que) manifestaram a vontade de estabelecer um diálogo estreito com a CIMAA e municípios numa abordagem mais aprofundada sobre os grandes desafios do Distrito e o “ciclo de investimento e necessidades para o Alto Alentejo”.
Cartas Sociais Municipais e Intermunicipal
O autarca destacou também a deliberação sobre a abertura de procedimento com vista à aquisição de serviços para a Elaboração da Carta Social Intermunicipal e Cartas Sociais Municipais, bem como a presença virtual do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, “que salientou as vantagens de o território poder ganhar vantagens e valor por via da transformação do Alto Alentejo em território inteligente”.
Adesão dos Municípios ao projeto “Eu Sou Digital”
Clicar para ampliar. Foto © D.R./NCV |
Melhorar a cobertura de rede
Por outro lado, “foi entretanto reclamada a necessidade de melhorar as coberturas de rede e de conectividade reduzindo as zonas brancas, na medida em que essas condições de largura de banda estarão sempre na base do sucesso da transformação digital”.
Destaca-se ainda o ponto de situação da Barragem do Pisão, “cujo processo se encontra em tramitação favorável tendo o projeto Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato no passado Conselho de Ministros, de 1 de Setembro, sido declarado empreendimento de interesse público nacional”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
A proposta dos deputados
Os deputados apresentaram no Conselho da CIMAA um novo modelo de relação entre os deputados e o território. “Queremos definir uma estratégia que ouça e tenha a aprovação dos autarcas, priorizando os principais investimentos, com marcos e metas bem definidos, e apresentação ao governo e à sociedade civil”, refere Ricardo Pinheiro, para quem “a Barragem do Pisão é um investimento que está consolidado” e a “Escola da GNR e os investimentos na ferrovia, entre outros, são prioridades que precisam de ter o mesmo a nível de acompanhamento e compromisso”.
O objetivo é o de “aproximar a Assembleia da Republica do território e dos seus Autarcas é preponderante para continuar a defender o distrito de Portalegre”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário