1 de setembro de 2022

Grupo de Amigos de Castelo de Vide mostra 30 anos de edições no Mercado Medieval “Viver a História”

No âmbito da celebração dos 30 anos de atividade da associação, o Grupo de Amigos de Castelo de Vide vai estar presente com um stand na edição deste ano do Mercado Medieval “Viver a História” onde poderá ser adquirido quase todo o conjunto das suas publicações e das obras cuja edição apoiou. O stand fica localizado junto ao edifício dos Paços do Concelho.
Trata-se de um conjunto de monografias para todas as idades, outras publicaçõesbem como diversos produtos de merchandising com evocação ao médico quinhentista, o castelovidense Garcia de Orta. O visitante encontrará também postais antigos retratando o património das terras de Vide, pagelas, tudo com preços promocionais exclusivos para os quatro dias do Mercado.
Por outro lado, qualquer assunto de natureza associativa pode ser tratado nesta banca do GACV no mercado “Viver a História”.
A produção editorial do Grupo de Amigos de Castelo de Vide
Ao longo dos seus 30 anos de existência, o Grupo de Amigos de Castelo de Vide tem desenvolvido abundante atividade editorial. Para além do jornal “Notícias de Castelo de Vide”, atualmente em edição digital diária com grande acolhimento, é ampla a produção de livros sobre Castelo de Vide e de autores ligados a Castelo de Vide.
Entre as mais recentes destacam-se a reedição de “No Alto Alentejo – Crónicas e Narrativas”, de João António Gordo, a edição das “efemérides de Castelo de Vide, da autoria de Diogo Salema Cordeiro, e de “A Vide e o seu Castelo” de Ruy Ventura, do “Teatro” de Adolfo Bugalho, e da obra “Garcia d’Orta – de Castelo de Vide para o Mundo”, de Luísa Ducla Soares, com edições em português e em inglês.
Apoio ativo à edição de várias obras
Acresce o apoio ativo à edição de obras como a edição fac simile da obra “Colóquios dos Simples” desenvolvida no âmbito do projeto “Entre Diálogos” sob a responsabilidade e em articulação com a Biblioteca Nacional de Portugal, os “Diálogos com os Colóquios”, de João Alves Dias, que a complementam, o livro “Judeus de Castelo de Vide”, de autoria de Luís Projecto Calhau e mais recentemente a edição do livro “Portugal e os Judeus” da autoria do Professor Jorge Martins. © NCV

Sem comentários: