23 de setembro de 2022

Presidente da CIMAA participou no Encontro Biorresíduos – Gestão para o Futuro (PERSU 2030)

Fotos © CIMAA/NCV
Decorreu na passada segunda-feira, dia 19 de Setembro, no Auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, o Encontro Biorresíduos – Gestão para o Futuro, com a participação do presidente da CIMAA, Hugo Hilário.
Perante as novas diretivas do governo português, que atribuem às instâncias municipais e intermunicipais a responsabilidade de recolha e tratamento de biorresíduos, encontros como este são fundamentais para a aprendizagem e criação de estratégias ecológicas, sustentáveis, e ambientalmente responsáveis.
CIMAA, AREANATejo, VALNOR e Projeto Guardiões (IPP)
Tendo em conta estes objetivos, o encontro contou com a presença de autarcas e técnicos dos Municípios que integram a CIMAA, bem como de representantes da AREANATejo, VALNOR e do Projeto Guardiões (IPP).
Com o propósito de partilhar boas práticas e ideias para o futuro do Alto Alentejo nesta matéria intervieram Ricardo Aparício, diretor-delegado dos Serviços Municipalizados de Abrantes, que apresentou a estratégia para a recolha seletiva de biorresíduos em Abrantes, João Palma, chefe da Unidade de Higiene e Limpeza Pública da Câmara Municipal de Évora, que abordou a recolha de biorresíduos no Município, e Cidália Martins, coordenadora de comunicação da Valorlis, que apresentou a forma como foi efetuada a implementação do projeto de compostagem doméstica na referida empresa.
Os desafios do PERSU 2030
O espaço de debate, contou ainda com a participação online de Ana Catarina Pinheiro, diretora dos Serviços de Gestão do Fundo Ambiental, que esclareceu os presentes relativamente às questões por estes colocadas.
Tendo em consideração os vários desafios que se colocam aos Municípios, pelo PERSU 2030 - Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030), há muito trabalho a desenvolver e a CIMAA continuará, não só a promover estes diálogos, mas também a agregar necessidades e vontades dos quinze Municípios, sempre numa ótica de economia de escala, de eficácia e eficiência. © NCV

Sem comentários: