5 de outubro de 2022

VII Jornadas Internacionais de Idade Média decorrem desta quinta-feira até Domingo em Castelo de Vide

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A edição deste ano (a sétima) das Jornadas Internacionais de Idade Média decorrem em Castelo de Vide entre esta quinta-feira dia 6 e o próximo Domingo dia 8 de Outubro. O tema deste ano é “Construir e reconstruir na Europa urbana medieval”.
Os trabalhos decorrem no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira e na Biblioteca Municipal Laranjo Coelho, sendo abertas ao público a sessão de abertura, a apresentação do livro e a primeira Conferência.
Na sessão de abertura (9:30 horas) participam António Pita (Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide), Luís Baptista (direcção NOVA FCSH), Maria de Lurdes Rosa (directora do IEM – NOVA FCSH), Amélia Aguiar Andrade (Comissão Organizadora, NOVA FCSH e IEM) e Gonçalo Melo da Silva (Comissão Organizadora, IEM – NOVA FCSH).
Segue-se a apresentação do livro “A vida quotidiana na Europa Urbana Medieval” da autoria de Manuela Santos Silva (FLUL; CH-UL) e a primeira conferência sobre “Duarte Darmas – Desenhador do rei e construtor da imagem do Portugal raiano” por Santiago Macías (CEAACP; NOVA FCSH) .
Estas Jornadas desenvolvem um completo programa científico (ver AQUI) com conferências plenárias e painéis temáticos, e contam ainda com um programa cultural propiciatório à reflexão sobre a Idade Média.
Parceria com a FCSH/NOVA
As Jornadas Internacionais da Idade Média resultam da parceria estabelecida entre o Instituto de Estudos Medievais da FCSH/NOVA e o Município de Castelo de Vide.
É objetivo das duas instituições “transformar estes encontros numa realização anual, que se transforme em foro de discussão dos grandes temas e problemáticas da Idade Média entre especialistas de várias áreas científicas, nomeadamente a história, a arqueologia, a história de arte e a literatura, entre outras”.
Desta forma, “cumpre-se a marca multidisciplinar que singulariza o IEM como a única unidade de investigação portuguesa exclusivamente vocacionada para desenvolver estudos sobre esta época”.
A escolha de Castelo de Vide
Por outro lado, “a escolha de Castelo de Vide para albergar o evento permite aos investigadores imergirem num ambiente propiciatório à reflexão sobre a Idade Média e contribuirá para impulsionar as potencialidades atrativas e patrimoniais desta vila e da região transfronteiriça em que se insere”.
Pretende-se que, a seu tempo, as Jornadas Internacionais da Idade Média, realizadas em Castelo de Vide, venham a marcar o ritmo dos encontros regulares sobre Idade Média a nível internacional. © NCV

Sem comentários: