6 de novembro de 2022

Centenário do fotógrafo Artur Pastor: “Outras Geometrias” de Castelo de Vide nas décadas de 40 a 60

Fotos © Artur Pastor (Arquivo Municipal de Lisboa)
Artur Pastor. Foto © Artur Pastor (filho)
O fotógrafo português Artur Arsénio Bento Pastor nasceu em Alter do Chão no dia 1 de Maio de1922 e faleceu em Lisboa a 17 de Setembro de 1999 (ver AQUI notícia sobre exposição a decorrer na sua terra natal).
Quando terminou o seu curso de regente agrícola em Évora no ano de 1942 descobriu o gosto pela arte fotográfica que o acompanhou durante todo o resto da sua vida ao produzir uma imagem para a sua tese de fim de curso.
Como engenheiro técnico agrário esteve ligado ao Estado durante cerca de trinta anos tendo colaborado com a Direção-Geral dos Serviços Agrícolas e com diversas outras instituições do setor para as quais registou um infindável número de fotografias.
Pelos serviços prestados como fotógrafo do Ministério da Agricultura, foi-lhe atribuído em a 14 de Novembro de 1968 o grau de Oficial da Ordem Civil do Mérito Agrícola e Industrial (Classe do Mérito Agrícola).
Participou em inúmeros salões nacionais e internacionais de fotografia em que obteve com regularidade prémios de destaque.
O seu amplo espólio foi adquirido em 2001, na sua quase totalidade, pelo Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa. Nele se encontram 4 fotografias de Castelo de Vide a preto e branco incluídas na série “Outras Geometrias” que hoje republicamos. © NCV

Sem comentários: