Clicar na imagem para ampliar. |
Familiarmente ligado à freguesia das Carreiras, que considera como sua terra natal, embora natural de Portalegre onde nasceu em 1973, vive atualmente em Vila Nogueira de Azeitão na Península da Arrábida.
O poeta Ruy Ventura
Ruy Ventura |
A atribuição desse prémio, decidida por um júri constituído por Fiama Hasse Pais Brandão, Urbano Tavares Rodrigues e Fernando Pinto do Amaral, deu início a uma já extensa bibliografia, onde se incluem mais de uma dezena de livros de poesia, bem como obras de investigação e ensaio, nomeadamente “A Chave de Sebastião da Gama”.
A sua poesia está publicada em vários países (Espanha, Brasil, Estados Unidos da América, Itália e Alemanha) e foi traduzida para várias línguas.
É director, com Nuno Matos Duarte, da revista cultural "DEVIR" e também colaborador da Cátedra Poesia e Transcendência, da Universidade Católica do Porto, e investigador integrado do Centro de Estudos em Artes, Arqueologia e Ciências do Património, da Universidade de Coimbra, onde prepara uma tese doutoramento sobre uma parte da escultura sacra da margem sul do Tejo, nomeadamente da Arrábida e do Alto Alentejo. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário