Faz hoje, dia 16 de Novembro de 2022, 145 anos que nasceu Possidónio Mateus Laranjo Coelho. Nasceu em Castelo de Vide no dia 16 de Novembro de 1877, e foi baptizado na Igreja de São João Baptista, sua freguesia, a 26 de Novembro daquele ano de 1877, recebendo o nome do seu avô materno, Possidónio Mateus, que foi o padrinho, sendo madrinha a avó paterna, Ana Fortunata, todos naturais desta vila. Foi celebrante o prior Padre José António Mimoso.
A sua terra natal ficou a dever ao Dr. Laranjo Coelho, além de grande número de trabalhos sobre a sua história, bem como diversas conferências proferidas em momentos altos da vida do concelho e da vila, o bem situado edifício que a Câmara Municipal destinou a biblioteca pública, com o seu nome, e cuja inauguração se realizou em 2 de Maio de 2001.
Edifício legado à Câmara Municipal
Foto © NCV (arquivo) |
Recorda-se que, pelo seu testamento, feito em 19 de Outubro de 1968, lega à Câmara Municipal de Castelo de Vide a casa que era a sua residência nesta vila, na Rua Sequeira Sameiro, "(...) para a mesma Câmara o destinar e servir de residência e alojamento de magistrados da Comarca (...). Se, porém, a casa legada não puder ter esse fim, deverá a Câmara em tal caso, destiná-la a biblioteca, museu, exposições, conferências ou outros atos meramente artísticos e culturais com absoluta exclusão dos serviços burocráticos e de expediente de outras Repartições da mesma Câmara Municipal. (...). Este legado ficou sujeito ao encargo da Câmara Municipal de "cuidar da boa conservação e limpeza do jazigo do testador, no Cemitério da mesma Vila". © DSCordeiro/NCV
(ver AQUI a biografia de P.M. Laranjo Coelho, acompanhada de uma lista muito completa da sua vasta bibliografia, da autoria de Diogo Salema Cordeiro).
Sem comentários:
Enviar um comentário