16 de novembro de 2022

No centenário de José Saramago recordamos as sobrecapas do seu livro “Viagem a Portugal”...

Clicar na imagem para ampliar.
Passam hoje precisamente 100 anos do nascimento de José Saramago na aldeia de Azinhaga, no Ribatejo. Entre Outubro de 1979 e Julho de 1980, José Saramago percorreu o país a convite do Círculo de Leitores, que comemorava na época o décimo aniversário da sua implantação em Portugal.
O saldo foi o livro “Viagem a Portugal, com 271 páginas (capa dura com uma sobrecapa) dado à estampa pelo Círculo de Leitores e mais tarde reeditado também pela Editorial Caminho (Janeiro de 1998). A escolha de Castelo de Vide para a sobrecapa desta obra recaiu em Castelo de Vide e foi mantida na reedição posterior da responsablidade da Editorial Caminho, como as fotos junto ilustram.
Acerca da obra o autor referiu que “após essa deambulação, misto de crónica, narrativa e recordações” (...) “o fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite… É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos”.
Uma vida dedicada às letras
Edição em espanhol.
Clicar na imagem para ampliar.
José Saramago nasceu a 16 de Novembro (registado no dia 18) na aldeia de Azinhaga, no Ribatejo, e veio viver para Lisboa com os pais ainda antes dos 2 anos de idade.
Fez estudos secundários (liceais e técnicos) e o seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico, tendo exercido depois diversas profissões: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor e jornalista. Publicou em 1947 o seu primeiro livro, o romance, “Terra do Pecado”, só o voltando a fazer em 1966. Trabalhou doze anos na direção literária e na produção de uma editora, colaborou com revista Seara Nova. Ingressou em 1972 e 1973 na redação do jornal Diário de Lisboa, como comentador político e coordenador do suplemento cultural por um ano.
Pertenceu à primeira Direção da Associação Portuguesa de Escritores e foi presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores de 1985 a 1994. Entre Abril e Novembro de 1975 foi diretor-adjunto do jornal "Diário de Notícias" e a partir de 1976 dedicou-se em exclusivo ao seu trabalho literário, primeiro como tradutor, depois como autor. 
Casou com Pilar del Río em 1988 e em Fevereiro de 1993 passou a repartir o seu tempo entre a sua residência habitual em Lisboa e a ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias (Espanha). Em 1998 foi-lhe atribuído o Prémio Nobel de Literatura. José Saramago faleceu a 18 de Junho de 2010. © NCV

Sem comentários: