5 de novembro de 2022

Faz hoje 460 anos que Garcia d’Orta recebeu o “imprimatur” para os seus “Colóquios dos Simples"

Clicar na imagem para ampliar.
“Diálogos com os Colóquios”, de João Alves Dias (no prelo).
Foi a 5 de Novembro de 1562 que Garcia d’Orta viu autorizada pelo Conde Vice-Rei a publicação em Goa do seu livro “Colóquios dos Simples…”. Faz hoje precisamente 460 anos.
Recorda-se que, assinalando esta data, o projeto “Entre Diálogos” divulgou (ver AQUI) uma interessante “Carta imaginária escrita por Garcia de Orta aos seus colaboradores e amigos, informando-os do recebimento do privilégio, assinado pelo Conde Vice-rei, em Goa, a 5 de novembro de 1562, de como só os impressores por ele autorizados poderiam imprimir a nova obra que se estava aprontando na tipografia de Iohanne de Emden, sobre os simples e as drogas orientais utilizados em mezinhas e outras coisas curiosas” de que “foi escrivão João Alves Dias”.
O Professor João Alves Dias é o autor do livro “Diálogos com os Colóquios”, que estará disponível brevemente, e que complementa a mais recente edição fac simile da obra “Colóquios dos Simples” desenvolvida no âmbito daquele projeto sob a responsabilidade e em articulação com a Biblioteca Nacional de Portugal.
O projeto “Entre Diálogos” nasceu e desenrolou-se nos últimos 6 anos para assinalar os 450 anos da morte de Garcia d’Orta, apoiado pelo Orçamento Participativo Portugal e promovido pelo Grupo de Amigos de Castelo de Vide e pela sua presidente Maria do Carmo Alexandre. © NCV
Edição Fac Simile dos "Colóquios dos Simples"

Sem comentários: