12 de dezembro de 2022

Grupo de Amigos de Castelo de Vide comemorou o 30º aniversário na tarde de sábado no Hotel Sol e Serra

Fotos © JA&SA/NCV
Fotos © JA&SA/NCV
A passagem do 30º aniversário da constituição do Grupo de Amigos de Castelo de Vide em Dezembro de 1992 foi assinalada de forma institucional na tarde do passado sábado dia 10 de Dezembro no Hotel Sol e Serra. Na cerimónia participaram várias dezenas de associados e alguns convidados.
O programa do evento incluiu uma receção com briefing pelas 15:30 horas acompanhada pelo saxofone de Celestino Sanguinho, seguindo-se uma pequena cerimónia evocativa dos 30 anos da associação um "cocktail natalício".
A abertura da cerimónia esteve a cargo da presidente da direção, Maria do Carmo Alexandre, que deu as boas vindas a todos os presentes, apresentou o programa e fez um enquadramento da passagem das anteriores direções, homenageando os seus fundadores e direções, bem como os órgãos que a compõem, assim como traçou o caminho e apoios institucionais, amigos e privados.
Segui-se um momento de declamação de poesia incluída no O Herbário Musical , com poemas de Jorge de Sousa Braga, numa alusão ao Garcia d’Orta, trabalho já desenvolvido com os alunos do Agrupamento de Escolas no âmbito do recente projeto “Entre Diálogos”. 
Participaram os alunos Afonso Andrade, Diana Agostinho, , Gustavo Marques, Maria Cruz, Mariana Milhano, Pedro Carapeto, Pedro Simão e Tiago Martins. A preparação e ensaio deste momento esteve a cargo das professoras Maria Belo Costa e Fernanda Cunha.
Paula Cristina Fragoso e Cecília Oliveira
A evocação da constituição da Associação começou a ser efetuada pela associada Paula Cristina Fragoso, que presidiu como notária à escritura de constituição em 26 de Dezembro de 1992, que passou o seu olhar pelos Estatutos do GACV 30 anos depois.
Cecília Oliveira, presidente da Assembleia Geral do Grupo de Amigos de Castelo de Vide tomou a palavra para - referindo-se ao projeto do Notícias de Castelo de Vide - valorizar o papel da imprensa local, aproximando castelovidenses e amigos desde há 30 anos atrás, quando ainda não havia sequer telemóveis ou redes sociais.
Foi um momento de homenagem ao diretor, Alexandre Cordeiro, ao chefe de Redação José Rui Rabaça extensivo a todos os anteriores corpos sociais.
“Notícias de Castelo de Vide”
Seguidamente António Busca e Alexandre Cordeiro lembraram outros momentos e curiosidades da vida e história da associação. O diretor do “Notícias de Castelo de Vide” agradeceu as referências que lhe foram feitas a si e ao jornal sublinhando que são extensíveis a um vasto grupo de leitores, associados e não associados, uma plêiade de colaboradores silenciosos que sempre ajudaram à produção editorial do jornal.
Finalmente referiu os esforços em curso nos últimos tempos no sentido de dar um novo impulso ao projeto de digitalização do jornal iniciada em 2006 (há 16 anos), apoiando nomeadamente as tarefas de gestão e distribuição do mesmo por parte da Direção.
Fernando Soares recordou o papel de Mateus Roque
Fotos © JJ Palmeiro/NCV
Fernando Soares lembrou depois os tempos da criação do GACV, recordou o papel entre outros de Mateus Roque, e sublinhou a importância das ações que têm sido levadas à prática e olhou esta associação como congregadora dos interesses maiores de Castelo de Vide, sublinhando a necessidade de revitalizar a vida social e cultural muito participada que já caracterizou Castelo de Vide.
A cerimónia prosseguiu com a distribuição de lembranças pela Sofia Alexandre, que em 1992 era a mais nova associada do Grupo de Amigos, incluindo mensagens de José Saramago lembrando o Nobel da Literatura no ano do seu centenário.
Encerramento pela vereadora Helena Esteves
A encerrar a cerimónia tomou a palavra a vereadora Helena Esteves para felicitar a associação, desejando as Boas Festas a todos.
Seguiu-se um momento de convívio, com “pé de dança” e animação ao som do saxofone de Celestino Sanguinho, alimentado por “Sabores do Ocidente e do Oriente” que fizeram as delícias ao palato dos participantes.
A Direção do Grupo de Amigos de Castelo de Vide agradece a excelente receção da direção e equipa do Hotel e Serra e a presença do jornal Alto Alentejo, bem como de todos os presentes.
“Sozinhos sussurramos, juntos somos um coro, com os olhos postos em Évora, capital europeia da cultura” referiu Maria do Carmo Alexandre. © MCF/NCV
Fotos © JJ Palmeiro/NCV

Sem comentários: