5 de janeiro de 2023

Escola Garcia d’Orta e o Jardim de Infância de Póvoa e Meadas participam no projeto "Heróis da Fruta"

Fotos © DR/NCV
A Escola Garcia d’Orta e o Jardim de Infância de Póvoa e Meadas são duas das 22 escolas do distrito que participam na edição deste ano (a 12ª) do projeto "Heróis da Fruta" visando combater a má nutrição nas escolas e que se desenvolve em 216 dos 308 municípios portugueses (70,1%), mais concretamente em em 3 649 turmas de 1 430 estabelecimentos de ensino de todos os distritos e regiões do país, incluindo Açores e Madeira.
Aumentar o consumo diário de frutas e legumes
O principal objetivo deste projeto lançado em 2011 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é o de aumentar o consumo diário de frutas e legumes nas escolas. que este ano letivo é implementado em 216 dos 308 municípios portugueses (70,1%).
Nas próximas semanas, os alunos das turmas inscritas vão ser incentivados a melhorar os seus hábitos alimentares através do método “Heróis da Fruta” que disponibiliza gratuitamente às escolas materiais educativos protagonizados por um grupo de personagens-modelo que ganham “superpoderes” quando ingerem “superalimentos” combinando as técnicas de educação não-formal: storytelling e gamification.
Inscrições até dia 15 de Janeiro
A 12ª edição do desafio escolar Heróis da Fruta é realizada pela APCOI com o apoio solidário de Supermercados Aldi, Lusíadas Dental e Maçã de Alcobaça.
“E para que nenhuma escola interessada fique de fora desta edição, decidimos prolongar o período de inscrições no site www.heroisdafruta.com até 15 de Janeiro de 2023", adiantou Mário Silva, presidente da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).
APCOI- Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil
Fundada em 2010 a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à prevenção da obesidade infantil, considerada mundialmente a doença crónica mais prevalente em idade pediátrica.
Em 2019, entre mais de 40 países europeus estudados, Portugal foi apontado pela OMS como principal referência de boas práticas na prevenção da obesidade infantil por ter conseguido diminuir em 8% o número de crianças com excesso de peso, na última década.
Dados europeus de 2019 verificaram contudo que uma em cada três crianças em Portugal (29,7%) ainda vive com obesidade ou pré-obesidade. © NCV

Sem comentários: