29 de janeiro de 2023

GNR localizou e identificou em Alter do Chão e Elvas 2 suspeitos de crimes de burla pela aplicação MB Way

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Portalegre, identificou no dia 26 de Janeiro (quinta-feira) um homem de 43 anos e uma mulher de 29 anos, por crimes de burla através da aplicação MB Way, nos concelhos de Alter do Chão e de Elvas.
No âmbito de uma investigação por burla informática, acesso ilegítimo e falsidade informática, com recurso à aplicação MBWay, os militares da GNR apuraram a localização e identificação dos suspeitos da prática dos crimes. No decorrer das diligências policiais, foi dado cumprimento a dois mandados de busca domiciliária e uma busca não domiciliária em viatura, tendo sido possível apreender o seguinte material: uma caçadeira, 139 cartuchos, quatro telemóveis e quatro suportes de cartões SIM.
Foi ainda apreendida diversa documentação bancária e faturas, suspeitas de estarem relacionados com os crimes em investigação.
A operação policial contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) e Secção de Informações e Investigação Criminal (SIIC) do Comando Territorial de Portalegre, Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Elvas e do Grupo de Intervenção e Ordem Pública da Unidade de Intervenção (GIOP), bem como o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Conselhos da GNR aos cidadãos
Atenta às inúmeras situações de burla, a Guarda Nacional Republicana aproveitou a oportunidade para reforçar os seus conselhos aos cidadãos para estarem particularmente atentos às opções que vão adotar numa situação de compra e venda, nomeadamente:
> Não aceitar métodos de pagamento que desconheça nem seguir instruções de estranhos;
> Informar-se primeiro sobre qualquer serviço novo de pagamento junto do seu banco;
> Nunca adicionar/associar um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece a serviços bancários;
> Não fornecer dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou SMS;
> Não seguir ligações recebidas via correio eletrónico ou SMS;
> Verificar o extrato da sua conta bancária com regularidade. © NCV

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