21 de janeiro de 2023

Lançada campanha pública de sensibilização para uma correta utilização das linhas SNS24 e INEM

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A Direção-Geral da Saúde (DGS), a Serviços Partilhados do Ministérios da Saúde (SPMS) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) lançaram a Campanha “Quando ligar SNS 24 ou INEM?” para sensibilizar para a correta utilização das linhas “808 24 24 24” e “112” pelo cidadão.
Com o objetivo de proporcionar uma melhoria da qualidade de atendimento e garantir a acessibilidade dos utentes ao organismo mais competente para prestar o serviço pretendido em cada momento, a campanha compara problemas de saúde não emergentes e situações que podem envolver risco de vida, clarificando desta forma quando se deve utilizar o SNS 24 ou o INEM.
Quando contactar o SNS 24 (808 24 24 24)
Em caso de dor ligeira ou moderada, febre, alteração da pressão arterial, comichão, tosse persistente, choro persistente da criança, diarreia ou náuseas, ou outra situação não emergente, o utente deve entrar em contacto com o SNS 24 através do número 808 24 24 24 para receber o aconselhamento adequado.
Casos em que se deve contactar o INEM (112)
Já quando se trate de um acidente com feridos, uma suspeita de AVC, dor no peito, engasgamento, dificuldade em respirar, alteração do estado de consciência, queimaduras graves ou em zonas sensíveis, hemorragias abundantes ou incontroláveis, o utente deve ligar 112 – Número Europeu de Emergência.
O objetivo é assim o de evitar o uso desadequado destas linhas que pode atrasar respostas críticas no tempo e ocupar recursos de forma errada. © NCV

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