3 de janeiro de 2023

Publicado o relatório final de atividades do Projeto Europeu #EuSAVE em que participou a CIMAA

Foi recentemente publicado o Relatório de Atividades do Projeto Europeu #EuSAVE, do qual a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo foi uma das entidades participante e gestora. O relatório detalhado dos eventos, bem como das suas atividades e conclusões, poderá ser consultado AQUI.
Atividade da CIMAA decorreu em Marvão
Para além da atividade da CIMAA, que decorreu em Marvão, entre os dias 6 e 8 de Abril, com o objetivo de “Desenhar novas e inovadoras estratégias de desenvolvimento conjunto para aldeias históricas inteligentes e sustentáveis da UE”, houve ainda seis outros eventos em Vimianzo (Espanha), Melpignano (Itália), Kumrovec (Croácia), Ypres (Bélgica) e Bolyarovo (Bulgária), e que envolveram, no total, mais de seiscentos participantes.
Rede inteligente de vilas históricas europeias
Cofinanciado pelo programa “Europe for Citizens” da União Europeia, o projeto #EuSAVE teve como objetivo a criação de uma rede inteligente de vilas históricas europeias tendo em vista o aumento do envolvimento e a participação dos cidadãos na vida socioeconómica das suas aldeias, promovendo ações de compromisso social e definindo estratégias de desenvolvimento local com base nas oportunidades oferecidas pelo património cultural material e intangível destes territórios históricos, como ativos para o crescimento rural inteligente, sustentável e inclusivo da UE.
Projetos de municípios europeus com menos de 10 mil habitantes
Desde 2019 a 2022, com o interregno provocado pelos constrangimentos inerentes à luta contra a Pandemia por COVID-19, foram realizados eventos espalhados por vários pontos da Europa, e nos quais os representantes de várias dezenas de municípios europeus com menos de 10 mil habitantes puderam apresentar projetos de sustentabilidade e atração turística através dos quais têm criado dinamismo económico nas suas localidades sem nunca colocar em causa a identidade cultural e os patrimónios históricos e naturais dos territórios onde habitam. © NCV

Sem comentários: