Foto © DR/NCV (arquivo) |
De referir também que o formato desta edição da “Alentejana” deixou de incluir o habitual contrarrelógio na Serra de S. Paulo em Castelo de Vide.
A 40ª Volta ao Alentejo em Bicicleta decorre entre os dias 22 e 26 de Março com etapas que ligam Beja a Ourique, Castro Verde a Grândola, Vendas Novas a Estremoz, Crato a Castelo de Vide e Monforte a Évora.
Pelotão até agora com 16 equipas inscritas
No momento em que se elabora esta notícia está confirmada a presença de nove equipas portuguesas, as duas melhores classificadas no ranking das equipas de clube-sub 23 da UVP/FPC, a que se juntam as quatro espanholas Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA, Kern Pharma e Electro Hiper Europa, os angolanos da Bai-Sicasal-Petro de Luanda, os alemães da Bike Aid e os britânicos da Trinity.
Desde 1983 todos os anos nas estradas do Alentejo
A Volta ao Alentejo em Bicicleta, carinhosamente apelidada como “a Alentejana” é uma competição de ciclismo profissional por etapas e constitui o maior evento de promoção da região Alentejo, com periodicidade anual. Realiza-se desde 1983 e desde 2005 que está classificada como um evento de categoria 2.2 no UCI Europe Tour.
O seu primeiro vencedor foi o português Paulo Ferreira e até hoje nenhum corredor conseguiu mais que uma vitória e teve o seu grande momento de glória em 1996, quando o penta-vencedor da Volta à França, o espanhol Miguel Indurain, venceu a corrida.
Por outro lado, a Volta ao Alentejo em bicicleta continua a ter uma característica única, em todo o mundo, em provas de ciclismo disputadas por etapas: em 37 edições, teve 36 vencedores diferentes. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário