27 de fevereiro de 2023

Câmara Municipal de Castelo de Vide tem em carteira um projeto de Valorização do Forte de S. Roque
- 1,2 milhões de euros para “afirmar o monumento”

Resumo gráfico do projeto de arquitetura apresentado.
Pormenor do projeto de arquitetura.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide já dispõe de um projeto de Valorização do Forte de S. Roque que foi tornado público e apresentado sucintamente na segunda reunião de Fevereiro do Executivo Municipal.
Trata-se de um projeto avançado pelo Município e que aguarda agora que surja alguma oportunidade de candidatura a investimento por parte de fundos europeus, nomeadamente no quadro do novo Alentejo 2030.
O projeto foi concebido pelo atelier de arquitetura “Pormenor - arquitetura e urbanismo”, com sede em Portalegre desde 1999 e que junta os irmãos Luís e Dalila Calado que se dedicam a projetos nas áreas da habitação, dos serviços, da educação, indústria e comércio.
O projeto engloba, entre outros trabalhos, a recuperação das muralhas, resolvendo problemas de estabilidade, sua limpeza e drenagem adequada, a criação de um quiosque de um espelho de água e de um “prado seco” no interior do espaço, a criação de instalações sanitárias, e ainda a limpeza e pintura da Igreja de S. Roque com reabertura de uma arco fechado em tempos.
“Afirmar o monumento” pode custar 1,1 ou 1,2 milhões de euros
Pormenores do projeto de arquitetura.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal a estimativa de custos para implementação deste projeto está estimada entre os 1,1 e 1,2 milhões de euros e poderá vir a ser ser concretizado em duas fases, a primeira das quais se refere à recuperação da muralhas, deixando tudo o resto e um projeto de iluminação noturna com preocupações de eficiência energética para uma fase posterior.
Para António Pita o objetivo é o de “afirmar o monumento” e a zona em que está situado, nomeadamente em articulação com a projetada requalificação (pendente) da zona adjacente do Calvário para onde também está aprovado um arrojado projeto turístico imobiliário que o promotor inicial recolocou em venda, como o NCV em tempo noticiou (ver notícias AQUI). © NCV
Pormenores do projeto de arquitetura.

Sem comentários: